Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Petrobras apresentam

49º Festival de Cinema de Gramado representa a força do audiovisual gaúcho

Ao se observar as últimas edições do Festival de Cinema de Gramado, é possível perceber o espaço conquistado pelos realizadores gaúchos. Desde 2019, a Mostra de Longas-Metragens Gaúchos se tornou competitiva, concedendo um Kikito ao Melhor Filme. Agora, em sua 49ª edição, o evento se prepara para dar mais um passo na história do cinema feito no estado: o Prêmio Sedac/Iecine de Longas-Metragens Gaúchos.

O prêmio é uma parceria da Gramadotur, autarquia municipal responsável pelos eventos da cidade, com a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine). Busca-se destacar a importância das produções gaúchas e o papel histórico do Festival de Cinema de Gramado como importante janela de exibição.

“O Festival de Gramado é patrimônio da população gaúcha. Sua existência precisa ser celebrada e fortalecida. Ao apoiarmos o festival, reconhecido nacionalmente, estamos exaltando o valor de profissionais do cinema que têm em Gramado sua principal janela de trabalho e circulação de suas obras”, destaca a secretária da Cultura, Beatriz Araujo.

Ao todo, serão dez novos Kikitos, divididos nas seguintes categorias técnicas: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Montagem, Melhor Desenho de Som e Melhor Trilha Musical.

Além das categorias técnicas, o prêmio também será concedido a artistas e realizadores pelo mérito de suas trajetórias no audiovisual do Rio Grande do Sul: trata-se do Prêmio Leonardo Machado, uma homenagem ao saudoso ator e apresentador do Festival de Cinema de Gramado, que faleceu em 2018.

Outra distinção a ser apontada é o Prêmio Novas Façanhas, que contemplará três realizadores, técnicos ou coletivos por sua contribuição à inovação e ao desenvolvimento técnico e de linguagem do audiovisual no estado.

 

Ministério do Turismo, Secretaria de Estado da Cultura apresentam o 49º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Stella Artois e Golden Propriedades de Lazer. Copatrocínio: VERO, a maquininha do Banrisul. Exibidor Oficial: Canal Brasil. Exibidor Regional: TVE. Cia Aérea Oficial:  Azul Linhas Aéreas. Receptivo Oficial: Gramado Receptivo. Apoio: Da Magrinha, Miolo, O2 Pós, Azul Viagens, Adylnet, Laghetto Hotéis, Stemac Grupos Geradores, Tecna, Planalto e Caracol Chocolates, Naymovie. Apoio institucional: Museu do Festival de Cinema de Gramado, SIAV RS, ACCIRS, APTC/ABD-RS, Fundacine, Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Agente cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento:  IECINE, Pró-Cultura/RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, Pátria Amada Brasil.

lic
APRESENTADOR
Petrobras
PATROCÍNIO MASTER
Gav
PATROCÍNIO
Stella
Banrisul
HOSPEDAGEM OFICIAL
Laghetto
TRANSMISSÃO OFICIAL
Canal Brasil
MEDIA PARTNER
SBT
PARCEIRO SUSTENTÁVEL
Tereos
TRANSPORTE AÉREO EXECUTIVO
Helisul
APOIO
Hasam
O2 Pós
Globo Filmes
Naymovie
RBT
Brutal Fruit
Miolo
Campari
KIA
Autogeradora
Cinema Paradiso
SETUR
Ancine
APOIO INSTITUCIONAL
Fundacine
APTC
Museu do Festival
SIAV
ACCIRS
Assembleia Legislativa
TVE
Embaixada da França
Cinematica
institut francais
Embratur
AGENTE CULTURAL
AM
PROMOÇÃO
Prefeitura de Gramado
FINANCIAMENTO
IECINE
Pro Cultura
REALIZAÇÃO
Gramadotur
GOVBR

13 A 23
AGOSTO
2025