Os primeiros filmes vencedores dessa histórica 45ª edição do Festival de Cine de Gramado serão revelados na noite deste domingo, em cerimônia no Palácio dos Festivais.
É o prêmio Assembleia Legislativa, que vai distribuir 45 mil reais entre as categorias. A festa inicia a partir das 21 horas, após exibição de dois curtas e um longa brasileiro que competem nas mostras principais. Haverá transmissão ao vivo nas redes sociais do Festival de Cinema de Gramado e também pelos canas TVE e TV Assembleia.
Neste ano foram 18 filmes exibidos no Palácio dos Festivais em duas maratonas durante as tardes do final de semana. A Mostra Gaúcha é uma janela que o Festival de Cinema de Gramado faz questão de manter para projetar novos talentos do audiovisual do Rio Grande do Sul – o terceiro estado em volume de produção audiovisual no Brasil, atrás apenas de Rio de Janeiro e São Paulo.
Receber o reconhecimento nessa competição pode, também, significar um grande impulso aos realizadores. Que o diga Otto Guerra, que em 1984 teve seu primeiro curta de animação autoral eleito o Melhor Filme da competição. “Esse festival fez com que eu acreditasse em fazer cinema, resume o cineasta, que foi homenageado com o troféu Eduardo Abelin na noite de sábado.
Laços institucionais fortalecidos
A Assembleia Legislativa é antiga parceira do Festival de Cinema de Gramado e vem mantendo a premiação com o atual formato nos últimos nove anos. Em 2017, entretanto, os laços institucionais entre a casa legislativa gaúcha e o mais tradicional festival de cinema do Brasil se renovaram.
Em julho, Gramado recebeu uma homenagem na Assembleia pela passagem dos seus 45 anos. Agora, durante a realização da edição histórica, o parlamento do Rio Grande do Sul tornou Gramado palco de divulgação da campanha internacional He For She, que defende a igualdade de gêneros e tem na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul um dos seus principais suportes no Brasil. Ao longo dos dias serão realizadas blitzes de conscientização do público sobre a importância do assunto contando com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Edegar Pretto, e também com o ator Werner Schnemann¨, que integra o comitê gaúcho da iniciativa.
TVE anuncia Prêmio Aquisição
Os realizadores gaúchos terão outro motivo para celebrar na noite deste domingo. Durante a cerimônia d epremiação, será ainda anunciado o vencedor do Prêmio aquisição TVE, que destina três mil reais para uma obra selecionada, garantindo ainda a exibição do filme na grade de programação da emissora pública do Rio Grande do Sul.
É a segunda vez que o prêmio será entregue no festival.
Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, BNDES, Golden Gramado e KM de Vantagens Ipiranga apresentam o 45º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Net e Claro e Stella Artois. Copatrocínio: Banrisul – Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Todos pelo Rio Grande. Apoio especial: Museu do Festival de Cinema de Gramado e CVC, sempre com você. Apoio: Stemac, Grupo Geradores, Lugano, Laghetto Hotéis, Kia, Naymarm CiaRio, O2 Pós, Cristais de Gramado, Net Sul, Bafo na Nuca Música, Canal Brasil, RBS TV, Estação Filmes e Gramado Professional Hair. Apoio institucional: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundacine, ACCIRS, IECINE, APTC/ABD RS e SIAV. Agência Oficial: Vento Sul Turismo. Ingressos: Imply. Agente Cultural: Mais Além Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Brasil, Governo Federal.