Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Petrobras apresentam

Com Bella Campos, “Cinco Tipos de Medo” estreia no 53º Festival de Cinema de Gramado, que terá programação voltada para as mulheres no audiovisual

Depois da exibição de “Sonhar com Leões” na noite anterior do 53º Festival de Cinema de Gramado, a quinta-feira, 21 de agosto, conta com a estreia nacional de “Cinco Tipos de Medo”, de Bruno Bini, na Mostra Competitiva de Longas-Metragens Brasileiros. O dia também terá uma programação especial dedicada às mulheres no audiovisual dentro do Conexões Gramado Film Market, com o Programa Internacional + Mulheres do Audiovisual Brasileiro. As atividades incluem ainda sessões da Mostra Competitiva de Documentários Brasileiros, da Mostra Cinema Francês, da Mostra Infantil Petrobras, e da Mostra SEDAC/Iecine de Longas Gaúchos, com exibição de novo longa-metragem de Bárbara Paz.

QUINTA-FEIRA, 21 DE AGOSTO

A programação começa às 9h com a sessão reprise de “Sonhar com Leões”, de Paolo Marinou-Blanco, no Teatro Elisabeth Rosenfeld. Das 9h30 às 10h30, a Sociedade Recreio Gramadense recebe o debate sobre o longa-metragem, e às 11h, sobre o documentário “Para Vigo Me Voy”, de Lírio Ferreira e Karen Harley.

A Mostra Infantil Petrobras ocupa a EMEF Nossa Senhora de Fátima (R. Adelino Moschen, 189 – Vila do Sol) em dois períodos. Às 9h, serão exibidos “Música das Esferas”, de Marco A. R. Alves, Luiz César Arashiro e Fernando Uehara, e “Arca de Noé”, de Sérgio Machado e Alois Di Leo. Às 14h, o programa traz “PiOinc”, de Alex Ribondi e Ricardo Makoto, e “Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca”, de Eduardo Perdido, Tiago Mal e Diego M. Doimo. Ambas as sessões contam com a Oficina Interativa da Nave Solar.

O Conexões Gramado Film Market movimenta o Museu do Festival a partir das 10h com “Mentorias para Acesso ao Mercado Internacional”, com Débora Ivanov e Rubian Melo, em parceria com o Instituto + Mulheres, ONU Mulheres e Apex Brasil – Mulheres e Negócios Internacionais. À tarde, o Programa Internacional + Mulheres do Audiovisual Brasileiro apresenta os painéis “Oportunidades e modelos de negócios no mercado internacional” (14h), com Débora Ivanov; “Coprodução Internacional – regras, aprovação na Ancine e principais cuidados” (15h), com Vera Zaverucha; e “Preparo de seu projeto para participação em eventos de mercado internacional” (16h), com Rubian Melo.

Às 14h, o Palácio dos Festivais apresenta “Rua do Pescador, nº 6”, de Bárbara Paz, pela Mostra Competitiva SEDAC/Iecine de Longas Gaúchos, seguido de debate às 16h na Sociedade Recreio Gramadense. A atriz passa pelo tapete vermelho logo após o debate do longa. Também às 14h, o Teatro Elisabeth Rosenfeld exibe “Les Pires (Os Piores)”, de Lise Akoka e Romane Gueret, e “Le Mohican (O Último Moicano)”, de Frédéric Farrucci, pela Mostra Cinema Francês

A partir das 16h40, o tapete vermelho se abre para a estreia de “Cinco Tipos de Medo”, que será exibido às 18h. Filmado no Mato Grosso, o longa acompanha o entrelaçar de cinco vidas: Murilo, jovem músico em luto, se envolve com Marlene, enfermeira em um relacionamento abusivo; suas histórias se cruzam com as de Luciana, policial movida por vingança, e de Ivan, advogado com intenções desconhecidas. No elenco, estão Rui Ricardo Diaz, Bárbara Colen, João Vitor Silva, Bella Campos e Xamã. A produção é da Plano B Filmes e a distribuição, da Downtown Filmes. Antes da exibição, passam hoje pelo tapete: Bruno Bini, diretor; Bárbara Colen, atriz; Rui Ricardo Dias, ator; Xamã, ator; Bella Campos, atriz; Luciana Druzina, produtora; Amanda Ruano, produtora executiva; Janna Paula Nunes, coordenadora de produção; Dani Borges, produtora; Kiko Ferraz, desenho de som e direção musical; Leo Henkin, trilha sonora original; Marceli Moreira, Jacqueline Damaceno, Angelica Lino e Heloiza Daou, da distribuidora Downtown Filmes, e equipe.

Encerrando o dia, às 20h, a Mostra Competitiva de Documentários Brasileiros exibe “Lendo o Mundo”, de Catherine Murphy e Iris de Oliveira, que revisita o projeto de alfabetização liderado por Paulo Freire no Nordeste dos anos 1960, e “Os Avós”, de Ana Lígia Pimentel, que mergulha na realidade de avôs e avós jovens no Amazonas. Representando os documentários, passam hoje pelo tapete: Catherine Murphy, diretora; Carina Aparecida, produtora; Erika Hoffgen, produtora de impacto; Renato Maia dos Santos, roteirista e montador; e Micaela Ovelar, produtora de “Lendo o Mundo”. Pelo filme “Os Avós” marcam presença: Ana Ligia Pimentel, diretora; Loren Luniere, produção executiva; Mika Raícham, produtora; Francis Madson e Breno Pimentel, roteiristas; Elizete Tikuna, atriz; Ana Rezende, diretora de fotografia; Maria Ribeiro, narradora; Patrick De Jongh e Cibele Amaral, coprodutores; Livia Goulart, montadora.

O 53º Festival de Cinema de Gramado é apresentado por Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Petrobras. Lei de Incentivo à Cultura. Apresentação: Petrobras. Patrocinador Máster: Gav Resorts. Patrocínio: Stella Artois Pure Gold e Banrisul Seguros. Apoio: Hasam Group, O2 Pós, Globo Filmes, Naymovie, RBT Internet, Brutal Fruit, Vinícola Miolo, Campari, Autogeradora, KIA Brasil, Cinema Paradiso e Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul. Hospedagem Oficial: Laghetto Hotéis, Resorts & Experiências. Transmissão Oficial: Canal Brasil. Parceiro sustentável: Tereos Açúcar e Energia Brasil. Midia Partner: SBT. Transporte Aéreo Executivo: Helisul. Apoio Institucional: Fundacine RS, APTC RS, SIAV RS, ACCIRS, Assembléia Legislativa, TVE RS, Museu do Festival de Cinema de Gramado, Embratur e Embaixada da França no Brasil. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento: IECINE, Pró-cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil, União e Reconstrução.

Serviço – Quinta-feira, 21 de agosto

Sessão reprise – Mostra competitiva de longas-metragens brasileiros – sessão 5
Filme: “Sonhar com Leões”, de Paolo Marinou-Blanco (16 anos)
Horário: 9h
Local: Teatro Elisabeth Rosenfeld

Cinema nos Bairros – Mostra Infantil Petrobras
Sessão 5: “Música das Esferas” e “Arca de Noé” + Oficina Interativa da Nave Solar
Horário: 9h
Local: EMEF Nossa Senhora de Fátima (R. Adelino Moschen, 189 – Vila do Sol)
Sessão 6: “PiOinc” e “Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca” + Oficina Interativa da Nave Solar
Horário: 14h
Local: EMEF Nossa Senhora de Fátima (R. Adelino Moschen, 189 – Vila do Sol)

Conexões Gramado Film Market – Museu do Festival de Cinema de Gramado
10h – “Mentorias para Acesso ao Mercado Internacional”, com Débora Ivanov e Rubian Melo – parceria com Instituto + Mulheres, ONU Mulheres e Apex Brasil – Mulheres e Negócios Internacionais
14h – “Oportunidades e modelos de negócios no mercado internacional”, com Débora Ivanov
15h – “Coprodução Internacional – regras, aprovação na Ancine e principais cuidados”, com Vera Zaverucha
16h – “Preparo de seu projeto para participação em eventos de mercado internacional”, com Rubian Melo

Debate – Longa-metragem brasileiro
Filme: “Sonhar com Leões”, de Paolo Marinou-Blanco
Horário: 9h30
Local: Sociedade Recreio Gramadense – Sala de Debates

Debate – Documentário brasileiro
Filme: “Para Vigo Me Voy”, de Lírio Ferreira e Karen Harley
Horário: 11h
Local: Sociedade Recreio Gramadense – Sala de Debates

Mostra competitiva SEDAC/Iecine de longas-metragens Gaúchos – sessão 4
Filme: “Rua do Pescador, nº 6”, de Bárbara Paz (10 anos)
Horário: 14h
Local: Palácio dos Festivais

Mostra Cinema Francês
Filmes: “Les Pires (Os Piores)”, de Lise Akoka e Romane Gueret (12 anos) e “Le Mohican (O Último Moicano)”, de Frédéric Farrucci (14 anos)
Horário: 14h
Local: Teatro Elisabeth Rosenfeld

Debate – Longa-metragem gaúcho
Filme: “Rua do Pescador, nº 6”, de Bárbara Paz
Horário: 16h
Local: Sociedade Recreio Gramadense – Sala de Debates

Mostra competitiva de longas-metragens brasileiros – sessão 6
Filme: “Cinco Tipos de Medo”, de Bruno Bini (12 anos)
Horário: 18h
Local: Palácio dos Festivais

Mostra competitiva de documentários brasileiros – sessões 2 e 3
Filmes: “Lendo o Mundo”, de Catherine Murphy e Iris de Oliveira (Livre), e “Os Avós”, de Ana Lígia Pimentel (12 anos)
Horário: 20h
Local: Palácio dos Festivais

lic
APRESENTADOR
Petrobras
PATROCÍNIO MASTER
Gav
PATROCÍNIO
Stella
Banrisul
HOSPEDAGEM OFICIAL
Laghetto
TRANSMISSÃO OFICIAL
Canal Brasil
MEDIA PARTNER
SBT
PARCEIRO SUSTENTÁVEL
Tereos
TRANSPORTE AÉREO EXECUTIVO
Helisul
APOIO
Hasam
O2 Pós
Globo Filmes
Naymovie
RBT
Brutal Fruit
Miolo
Campari
KIA
Autogeradora
Cinema Paradiso
SETUR
Ancine
APOIO INSTITUCIONAL
Fundacine
APTC
Museu do Festival
SIAV
ACCIRS
Assembleia Legislativa
TVE
Embaixada da França
Cinematica
institut francais
Embratur
AGENTE CULTURAL
AM
PROMOÇÃO
Prefeitura de Gramado
FINANCIAMENTO
IECINE
Pro Cultura
REALIZAÇÃO
Gramadotur
GOVBR

13 A 23
AGOSTO
2025