A entrega do troféu Oscarito para a atriz Dira Paes, que ocorre na noite dessa sexta-feira, 25 de agosto, fecha a sequência de homenagens desta 45ª edição do Festival de Cinema de Gramado.
Nascida no Pará, na Amazônia brasileira, a carreira de mais de três décadas lhe permitiram interpretar da comédia ao drama, passando por obras infantis – a sua mais recente descoberta – e filmes autorais.
O trabalho de Dira ajudou a descortinar problemas sociais do norte e nordeste brasileiros que ainda hoje são ignorados, como exploração sexual infantil, coronelismo (“Baixio das Bestas”, 2006) e as brutas relações sociais nas periferias das capitais (“Amarelo Manga”, 2002). Nesse ambiente, rodou também “Dois Filhos de Francisco” (2005), o longa que retrata a infância dos ídolos da música sertaneja pop Zezé di Camargo e Luciano e foi campeão de bilheteria. Também revisitou mitos do cangaço como em “Corisco & Dadá” (1996), no qual desempenha o papel da protagonista feminina e o folclore carnavalesco na Salvador contemporânea em “Ó, Pai, ó” (2007).
Entretanto, a atriz não se intimidou em atravessar o Brasil para trabalhar em produções que retratam a história e a cultura do interior do Rio Grande do Sul, como “Anahy de las Misiones” (1997) ou “Noite de São João” (2003), e integrar o elenco de obras de corte urbano sulino, caso de “Meu Tio Matou um Cara” (2004). “O cinema me levou para o mundo e fez com que eu conhecesse e compreendesse um Brasil gigante e plural”, celebra a homenageada.
O troféu Oscarito é entregue desde 1991 para grandes atores e atrizes do cinema brasileiro e, nos últimos anos, já esteve nas mãos de Fernanda Montenegro, Betty Faria, Glória Pires, Flávio Migliaccio, Marília Pêra e Sonia Braga.
Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, BNDES Golden Gramado e KM de Vantagens Ipiranga apresentam o 45º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Net e Claro e Stella Artois. Copatrocínio: Banrisul – Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Todos pelo Rio Grande. Apoio especial: Museu do Festival de Cinema de Gramado e CVC, sempre com você. Apoio: Stemac, Grupo Geradores, Lugano, Laghetto Hotéis, Kia, Naymarm CiaRio, O2 Pós, Cristais de Gramado, Net Sul, Bafo na Nuca Música, Canal Brasil, RBS TV e Estação Filmes. Apoio institucional: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundacine, ACCIRS, IECINE, APTC/ABD RS e SIAV. Agência Oficial: Vento Sul Turismo. Ingressos: Imply. Agente Cultural: Mais Além Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Brasil, Governo Federal.