A premiação oferecida pelo Ministério do Turismo reconhece as melhores iniciativas e projetos do setor em sete categorias diferentes.
O case de inclusão e acessibilidade no 46º Festival de Cinema de Gramado está entre os três finalistas do Prêmio Nacional de Turismo, premiação promovida pelo Ministério do Turismo que premia as melhores iniciativas e projetos do setor.
Ao todo, classificaram-se 21 propostas entre as 208 inscritas para disputar o troféu em sete categorias diferentes: monitoramento e avaliação do turismo; qualificação e formalização no turismo; valorização do patrimônio pelo turismo; turismo de base local e produção associada ao turismo; turismo social; inovação tecnológica no turismo; e marketing e apoio à comercialização do turismo.
O 46º Festival de Cinema de Gramado, que levou recursos de acessibilidade para a programação como tradução em LIBRAS, legenda descritiva e audiodescrição, está entre os três melhores projetos da categoria “Turismo Social”. O case foi escolhido e inscrito na seleção pela Gramadotur, autarquia municipal responsável pela realização do evento.
Segundo o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, a alta qualidade das propostas inscritas e classificadas é um indicativo de que o prêmio vai se transformar em um termômetro de mercado e de performance do setor.
Para o presidente da Gramdotur, Edson Néspolo, esse é mais um motivo para todos aqueles que trabalham direta ou indiretamente no Festival e para aqueles que há anos trabalham pela inclusão em todas as áreas. “Temos muito a avançar, mas um prêmio dessa relevância e visibilidade, certamente é um importante incentivo”, comemora.
Após a classificação de três finalistas por categoria, os selecionados passam por análise meritória e eliminatória da comissão julgadora, que vai eleger os vencedores. A lista de premiados será anunciada em cerimônia no próximo dia 5, no Rio de Janeiro.