Prêmio Tecna oferece moderna infraestrutura aos destaques do Festival de Cinema de Gramado

Melhores longas-metragens gaúcho e brasileiro e os vencedores do concurso interativo Gramado Film Market receberão o reconhecimento.

Incentivar a indústria criativa concedendo premiações, propiciar o acesso a uma infraestrutura de padrão internacional e promover conexões entre os profissionais do setor e também com o público. São com estas propostas, que o Tecna – centro de produção audiovisual da PUCRS –, considerado uma das mais modernas para o audiovisual do país, participa e apoia o 48º Festival de Cinema de Gramado. Pelo segundo ano consecutivo, o Prêmio Tecna será concedido aos destaques do Festival.

“A premiação reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento do setor audiovisual brasileiro. Sabemos que este movimento passa pelo fortalecimento da produção independente e a nossa infraestrutura representa um porto seguro, um diferencial para as próximas produções que continuarão representando o Brasil”, destaca Aletéia Selonk, gerente do Tecna.

Em cerimônia virtual, o Prêmio Tecna será concedido aos vencedores durante a sessão de entrega dos Kikitos, na noite de 26 de setembro.

Melhores longas-metragens   

O Tecna irá premiar os vencedores das categorias de Melhor longa-metragem gaúcho e Melhor longa-metragem nacional do Festival. As equipes agraciadas receberão 15 mil reais para utilizar em infraestrutura e serviços do centro de produção audiovisual. Na edição de 2019, os premiados foram “Pacarrete”, do diretor Allan Deberton (melhor longa-metragem brasileiro) e “Raia 4”, de Emiliano Cunha (melhor longa-metragem gaúcho).

Concurso interativo   

No Gramado Film Market, o Tecna apoia o evento já em sua quarta edição, visando estabelecer conexões entre o mercado audiovisual. Entre as iniciativas, está a atuação no Hub Universidades, um espaço dedicado a estudantes, professores, pesquisadores. O espaço do Festival dedicado ao mercado também aconteceu de forma virtual neste ano. O Gramado Film Market, visa estabelecer conexões entre o mercado audiovisual. Com o apoio do Tecna, esta edição ocorre em sinergia com o Forcine – Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual, apresentando painéis temáticos, além das rodadas de negócios e mostra de filmes universitários exibidos pela TVE-RS.

Para criar, também, conexões do mercado audiovisual com o público, o concurso interativo do Gramado Film Market irá escolher a Melhor Série e o Melhor Documentário brasileiros, exibidos em TVs aberta e paga, VoD (vídeo sob demanda), streaming e/ou internet em 2020. A indicação dos títulos para a votação também ocorreu de forma interativa pela web. A votação popular ocorrerá até hoje, 25 de setembro, às 23h59, neste link: http://www/festivaldegramado.net/film-market/. E os vencedores em cada uma das categorias receberão o Prêmio Tecna para utilização em serviços de infraestrutura no valor de cinco mil reais, além da possibilidade de negociação de licenciamento de exibição com a Box Brazil para seus canais de TV por assinatura e a plataforma Box Brazil Play.

No ano passado, os vencedores do concurso do Gramado Film Market foram “Expedição Missões – A música colorada”, da produtora Adriana Copetti (categoria Piloto de Projetos) e “Bem vindo”, vídeo Libras de Luiza Caspary (categoria Clipes e Musicais).

Uma das estruturas mais modernas do país, o Tecna tem um espaço de 3,3 mil metros quadrados de área construída e traz soluções que otimizam os processos produtivos desde a pré-produção, passando pela produção e evoluindo para a pós-produção. Possui três estúdios de cinema e TV com tecnologias como piso flutuante, condicionamento e isolamento acústico. Também tem um estúdio de mixagem de som com certificação THX e tecnologia Dolby Atmos, além de salas individuais para finalização de imagem, laboratório de animação e áreas de apoio à produção com camarins, sala de produção de figurinos, marcenaria, acervo e refeitório.

No Centro está localizado o Laboratório de Pesquisas Audiovisuais – Lapav, estrutura de pesquisa vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Escola de Comunicação, Artes & Design – Famecos da PUCRS.

 

 

Ministério do Turismo, Secretaria de Estado da Cultura e Stella Artois apresentam o 48º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Stella Artois. Copatrocínio: Vero, a maquininha do Banrisul. Apoio Especial: Companhia Riograndense de Saneamento – CORSAN. Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Novas Façanhas. Apoio: Adylnet/Connect City, Laghetto Hotéis, The End, Miolo Wine Group, Stemac Grupos Geradores, Cristais de Gramado, Caracol, Planalto Chocolates e Tecna. Exibidor Oficial: Canal Brasil. Agência Oficial: Vento Sul Turismo. Apoio institucional: Museu do Festival de Cinema de Gramado, SIAV RS, ACCIRS, IECINE, APTC/ABD-RS, Fundacine, Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Ancine. Agente cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento: Pró-Cultura/RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, Pátria Amada Brasil.

lic
APRESENTADOR
petrobras
PATROCÍNIO
Claro
banrisul
COPATROCÍNIO
tv brasil
youtube
patagonia
BB
HOSPEDAGEM OFICIAL
laghetto
TRANSMISSÃO AO VIVO
CANAL BRASIL
MEDIA PARTNER
sbt
APOIO ESPECIAL
schweppes
TRANSPORTE AÉREO EXECUTIVO
Helisul
APOIO
telecine
kia
hasam
globofilmes
faixaazul
stemac
bodegadanterobino
o2 pos
naymovie
JW
Band
band play
APOIO INSTITUCIONAL
fundacine
APTC
SIAVRS
accirs
Assembéia legislativa
TVE
museu
AGENTE CULTURAL
am
PROMOÇÃO
prefeitura
FINANCIAMENTO
iecine
PROCULTURA
REALIZAÇÃO
GRAMADOTUR
ANCINE
BRASIL

1423
AGOSTO
2Ø25