Sessão de gala para as produções do Educavídeo 2019

Projeto já consolidado junto à rede pública de ensino de Gramado, o Programa Municipal Escola de Cinema – Educavídeo renova seu fôlego em 2019 com uma sessão de gala na quinta-feira, dia 15, abrindo os trabalhos no Palácio dos Festivais.

Nesta edição serão apresentadas no telão os dez filmes selecionados, produzidos pelos alunos de escolas municipais e estaduais. Sete são curtas-metragens – “A fuga”, “Meninas Rebeldes”, “O tráfico”, “Força Feminina”, “Perfil Anônimo”, “As aventuras de uma família da colônia” e “Elementos”, o curtíssimo “Game Over” – e dois episódios do documentário “Gramado: 100 anos de Turismo”, que são “Nos trilhos da história” e “De Gramado para o mundo”. Esta é a primeira série no formato documental que o Educavídeo produz.

Os temas sociais e o resgate histórico sobre o desenvolvimento do turismo na cidade são tônica das produções neste ano. Os assuntos escolhidos pelos alunos falam sobre violência doméstica, obesidade na adolescência, problemas financeiros familiares, cyberbullying e os papéis sociais femininos e masculinos. Já a série documental, que contará com onze episódios, apresenta o início do turismo em Gramado, enfocando aspectos históricos como a colonização e a chegada do trem, e o surgimento de indústrias que criaram a grife Gramado como a moveleira e a têxtil.

O Educavídeo mobiliza cerca de 70 alunos, divididos em quatro turmas: Iniciante, Intermediário, Avançado e Especial Mosés Bezzi. As crianças e adolescentes têm idades entre 12 e 18 anos e são das escolas municipais Senador Salgado Filho, Dr. Carlos Nelz- Caic, Presidente Vargas, Maximiliano Hahn, Vicente Casagrande, Mosés Bezzi e Nossa Senhora de Fátima, além das estaduais de Ensino Médio Caramuru, Santos Dummont e Boaventura Ramos Pacheco.

O projeto iniciou suas atividades em 2011 com a participação no Claro Curtas, do Instituto Claro. No ano seguinte formaram-se núcleos em algumas escolas e, desde 2016, por meio de decreto municipal, o Educavídeo tornou-se programa municipal, sendo realizado pela Secretaria Municipal da Educação com parceria da Gramadotur.

“O Programa Educavídeo, através da Secretaria da Educação, proporciona aos alunos o contato mais próximo com a Sétima Arte por meio da produção de filmes que envolvem o cotidiano vivido pelos alunos participantes. É uma oportunidade de trazer à tona e refletir sobre as questões existenciais e cotidianas que angustiam os jovens. É perceptível que o cinema constitui-se como um modo de expressão cultural, pois permite que sensibilidade tanto sensorial quanto estética sejam experienciadas”, diz a secretária municipal de Educação de Gramado, Maria Gorete Rodrigues da Silva.

A sessão desta quinta-feira é aberta ao público.

Dedé Santana é o padrinho do Educavídeo

Integrante da trupe responsável pelas maiores bilheterias do cinema nacional, o Trapalhão Dedé Santana tinha a vontade de participar do Festival de Gramado. Na sessão de gala do Educavídeo 2019, o ator e humorista realiza este sonho subindo ao palco do Cine Embaixador na condição de padrinho desta edição do projeto.  Na sexta-feira, às 15h, ele participa de uma roda de conversa com o público e os estudantes gramadenses no hotel Serrazul. Dedé permanece em Gramado até segunda-feira.

 

Ministério da Cidadania, Secretaria de Estado da Cultura, Stone Pagamentos e Gramado Parks apresentam o 47º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Stella Artois, Snowland, BRDE, Fundo Setorial do Audiovisual e Ancine – Agência Nacional do Cinema. Copatrocínio: Banrisul, o grande banco do sul. Apoio especial: Campari,TCL, Casa Aveiro. Apoio: Café 3 Corações, G2 Net Sul, Le Joli, Laghetto Hotéis, Lugano, Canal Brasil, Naymar Cia Rio, Miolo Wine Group, Stemac Grupos Geradores, Tecna PUC, Cristais de Gramado. Transporte oficial: KIA. Transportadora aérea ofical: Gol. Agência Oficial: Brocker Turismo. Apoio institucional: Museu do Festival de Cinema de Gramado, SIAV RS, ACCIRS, IECINE, APTC/ABD-RS, Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundacine. Agente cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento: Pró-Cultura/RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania, Governo Federal, Pátria Amada Brasil

lic
APRESENTADOR
petrobras
PATROCÍNIO
Claro
banrisul
COPATROCÍNIO
tv brasil
youtube
patagonia
BB
HOSPEDAGEM OFICIAL
laghetto
TRANSMISSÃO AO VIVO
CANAL BRASIL
MEDIA PARTNER
sbt
APOIO ESPECIAL
schweppes
TRANSPORTE AÉREO EXECUTIVO
Helisul
APOIO
telecine
kia
hasam
globofilmes
faixaazul
stemac
bodegadanterobino
o2 pos
naymovie
JW
Band
band play
APOIO INSTITUCIONAL
fundacine
APTC
SIAVRS
accirs
Assembéia legislativa
TVE
museu
AGENTE CULTURAL
am
PROMOÇÃO
prefeitura
FINANCIAMENTO
iecine
PROCULTURA
REALIZAÇÃO
GRAMADOTUR
ANCINE
BRASIL

1423
AGOSTO
2Ø25