A mostra dos longas-metragens Gaúchos inicia na segunda-feira (14), às 14h, com a exibição do primeiro filme em competição, “Céu Aberto”, de Elisa Pessoa. As outras quatro produções – “Hamlet”, de Zeca Brito, “O Acidente”, de Bruno Carboni, “Sobreviventes do Pampa”, de Rogério Rodrigues, e “Um Certo Cinema Gaúcho de Porto Alegre”, de Boca Migotto -, serão apresentadas, até sexta-feira, sempre às 14h, com entrada franca.
Também na segunda começam a ser exibidos, na sessão da noite, os concorrentes na categoria documental. O primeiro é “Memórias da Chuva”, de Wolney Oliveira. Na terça-feira será a vez de “Da Porta pra Fora”, de Thiago Foresti, “Roberto Farias – Memórias de um Cineasta”, de Marise Farias, será exibido quarta. “Anhangabaú”, de Lufe Bollini, é o filme de quinta-feira e encerrando a mostra, “Luis Fernando Veríssimo – O Filme”, de Luzimar Stricher na sexta-feira.
Ministério da Cultura e Banco do Brasil apresentam o 51º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio Banrisul Corretora de Seguros, Copatrocinio Patagonia Cerveza e Havan. Apoio Nescasfé Gold , Stemac, Telecine, Naymovie, Bodega Dante Robino, Miolo Wine Group, O2, Johny Walker, Tanqueray, Hasam, Kia. Exibidor Oficial: Canal Brasil. Media Partner: Grupo RBS e SBT. Hospedagem oficial: Laghetto. Operadora oficial Claro. Apoio Institucional: Museu do Festival de Cinema de Gramado, ACCIRS, APTC, SIAV-RS, Fundacine, Sociedade Recreio Gramadense, IECINE, Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Colaborador Chocolate Gramadense. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento Pró-Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização Gramadotur, Ancine – agência nacional de cinema. Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil, União e Reconstrução.