Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Petrobras apresentam

Festival amplia acessibilidade

A acessibilidade é destaque da 52° edição do Festival de Cinema. Recursos como audiodescrição, autodescrição e interpretação em libras fazem parte da programação diária do evento e buscam assegurar que pessoas com deficiência possam participar das atividades. 

Diariamente no Palácio dos Festivais, antes das sessões começarem, os apresentadores do evento, Marla Martins e Roger Lerina, se auto descrevem. Ambos contam ao público como estão vestidos, como o cabelo está arrumado e até mesmo a cor de cada peça de roupa. A autodescrição é um recurso cada vez mais utilizado e é usado para que pessoas com deficiência visual possam desfrutar das experiências em sua totalidade.

Além disso, no site do Festival de Gramado, acontece a ‘Mostra Sedac Cinema Acessível’ em que filmes gaúchos são exibidos com acessibilidade plena, ou seja, com legenda e audiodescrição. São três longas-metragens disponíveis: ‘Legalidade’, de Zeca Brito, ‘Uma carta para papai noel’, de Gustavo Spolidoro e ‘Céu aberto’, de Elisa Pessoa. Os longas podem ser assistidos em qualquer horário do dia até o dia 17 de agosto. 

O filme de encerramento ‘Virgínia e Adelaide’, de Yasmin Thayná e Jorge Furtado, que está fora de competição e será exibido na sexta-feira (16), terá audiodescrição durante a sessão, realizada pela OVNI Acessibilidade Universal, que há 12 anos participa do evento. 

O Palácio do Festivais também conta com acessibilidade para cadeirantes, com o uso de plataforma elevatória e espaço reservado para assistir aos filmes na sala de cinema. As cerimônias e premiações também contam com intérpretes de libras.

Ministério da Cultura, Secretaria do Estado da Cultura e Petrobras / Programa Petrobras Cultural apresentam: 52° Festival de Cinema de Gramado. Lei de incentivo à cultura. Patrocínio: Claro e Banrisul Corretora de Seguros. Copatrocínio: TV BrasiL/EBC, Youtube, Cerveza Patagônia e BB ASSET. Apoio especial: Schweppes. Apoio: TeleCine, Kia Brasil, Hasam Group, Globo Filmes, Faixa Azul, Stemac Grupos Geradores, Bodega Dante Robino, O2 Pós, Naymovie, Johnnie Walker, Band e Bandplay. Hospedagem oficial: Laghetto. Transporte Aéreo Executivo: Helisul. Transmissão ao vivo: Canal Brasil. Mídia Partner: SBT. Apoio institucional: Fundacine RS, APTC RS, SIAV RS, ACCIRS, Assembléia Legislativa, TVE RS e Museu do Festival de Cinema de Gramado. Agente cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura Municipal de Gramado. Financiamento: IECINE, Pró-Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: GramadoTur, Ancine – agência nacional de cinema, Ministério da Cultura, Governo Federal – Brasil, União e Reconstrução.

lic
APRESENTADOR
Petrobras
PATROCÍNIO MASTER
Gav
PATROCÍNIO
Stella
Banrisul
HOSPEDAGEM OFICIAL
Laghetto
TRANSMISSÃO OFICIAL
Canal Brasil
MEDIA PARTNER
SBT
PARCEIRO SUSTENTÁVEL
Tereos
TRANSPORTE AÉREO EXECUTIVO
Helisul
APOIO
Hasam
O2 Pós
Globo Filmes
Naymovie
RBT
Brutal Fruit
Miolo
Campari
KIA
Autogeradora
Cinema Paradiso
SETUR
Ancine
APOIO INSTITUCIONAL
Fundacine
APTC
Museu do Festival
SIAV
ACCIRS
Assembleia Legislativa
TVE
Embaixada da França
Cinematica
institut francais
Embratur
AGENTE CULTURAL
AM
PROMOÇÃO
Prefeitura de Gramado
FINANCIAMENTO
IECINE
Pro Cultura
REALIZAÇÃO
Gramadotur
GOVBR

13 A 23
AGOSTO
2025