Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Petrobras apresentam

Gramadotur libera ⁠⁠Rua Coberta, Praça Major e Sociedade Recreio Gramadense em prazo recorde, após término do Festival de Cinema

Palácio dos Festivais segue em trabalho de desmobilização, com previsão de finalização breve, e todas as equipes estão empenhadas em finalizar as desmontagens o mais breve possível

 

A Gramadotur trabalha na desmobilização de todos os espaços utilizados na 53a edição do Festival de Cinema de Gramado, em conjunto com os fornecedores. Em tempo recorde, a autarquia já liberou a Rua Coberta e a Praça Major, pontos nobres da cidade, além do clube Sociedade Recreio Gramadense. Já o Palácio dos Festivais, será finalizado dentro de poucos dias. Após o sucesso da edição, todas as equipes da Gramadotur estão empenhadas em finalizar as desmontagens o mais breve possível. 

Esta edição histórica teve um público intenso e movimentou a Serra Gaúcha reunindo cineastas, artistas, jornalistas e estudantes. Durante os onze dias de evento a cidade recebeu cerca de 400 mil visitantes. No total, mais de 1600 ingressos foram vendidos, além de 7280 cortesias oferecidas  a convidados e patrocinadores. O festival também contou com atividades abertas ao público, como os debates com elenco e diretores das produções e sessões de reprise dos filmes em competição. Reforçando o compromisso com o cinema brasileiro e sua amplificação, o evento recebeu mais de 350 jornalistas e criadores de conteúdo de diferentes cidades do Brasil e países da América Latina.

O maior festival de cinema do Brasil exibiu 74 filmes, entre curtas e longas-metragens, com destaque para as cinco mostras competitivas — longas brasileiros de ficção, documentários, curtas brasileiros, longas gaúchos e curtas gaúchos — além de produções universitárias, títulos fora de competição, pré-estreia de série e sessões especiais. Ao todo foram entregues 52 prêmios, sendo 40 Kikitos.

A Gramadotur já prepara-se para a próxima edição do evento, que será entre os dias 12 e 22 de agosto de 2026. 

O 53º Festival de Cinema de Gramado é apresentado por Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Petrobras. Lei de Incentivo à Cultura. Apresentação: Petrobras. Patrocinador Máster: Gav Resorts. Patrocínio: Stella Artois Pure Gold e Banrisul Seguros. Apoio: Hasam Group, O2 Pós, Globo Filmes, Naymovie, RBT Internet, Brutal Fruit, Vinícola Miolo, Campari, Autogeradora, KIA Brasil, Cinema Paradiso e Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul. Hospedagem Oficial: Laghetto Hotéis, Resorts & Experiências. Transmissão Oficial: Canal Brasil. Parceiro sustentável: Tereos Açúcar e Energia Brasil. Midia Partner: SBT. Transporte Aéreo Executivo: Helisul. Apoio Institucional: Fundacine RS, APTC RS, SIAV RS, ACCIRS, Assembléia Legislativa, TVE RS, Museu do Festival de Cinema de Gramado, Embratur e Embaixada da França no Brasil. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento: IECINE, Pró-cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil, União e Reconstrução.

lic
APRESENTADOR
Petrobras
PATROCÍNIO MASTER
Gav
PATROCÍNIO
Stella
Banrisul
HOSPEDAGEM OFICIAL
Laghetto
TRANSMISSÃO OFICIAL
Canal Brasil
MEDIA PARTNER
SBT
PARCEIRO SUSTENTÁVEL
Tereos
TRANSPORTE AÉREO EXECUTIVO
Helisul
APOIO
Hasam
O2 Pós
Globo Filmes
Naymovie
RBT
Brutal Fruit
Miolo
Campari
KIA
Autogeradora
Cinema Paradiso
SETUR
Ancine
APOIO INSTITUCIONAL
Fundacine
APTC
Museu do Festival
SIAV
ACCIRS
Assembleia Legislativa
TVE
Embaixada da França
Cinematica
institut francais
Embratur
AGENTE CULTURAL
AM
PROMOÇÃO
Prefeitura de Gramado
FINANCIAMENTO
IECINE
Pro Cultura
REALIZAÇÃO
Gramadotur
GOVBR

13 A 23
AGOSTO
2025