Marcos Palmeira recebe o Oscarito: “Se hoje estou aqui e continuo trabalhando devo muito a Gramado”

A popularidade do personagem Zé Leôncio da novela Pantanal selou a consagração de Marcos Palmeira no Festival de Cinema de Gramado. Ovacionado pelo público em sua caminhada pelo tapete vermelho e depois, mais uma vez, dentro do Palácio dos Festivais, o ator recebeu na noite deste sábado (13) o troféu Oscarito.

Aplaudido de pé, o homenageado recebeu o troféu das mãos da presidente da Gramadotur Rosa Helena Volk e frisou a importância da cultura, do turismo e do meio ambiente para transformações sociais. Ativista ambiental, Palmeira lembrou que foi na sua imersão em meio a índios isolados no Pará que sua vocação para a interpretação ficou mais evidente ao contar histórias do “homem branco” para a comunidade.

“Eu estou muito emocionado e só tenho a agradecer. Aqui eu me lembrei de uma coisa, quando eu fazia teatro, o Fauzi Arap dirigia uma peça, eu era bem jovem, e eu tinha uma dor nas costas e ele me disse ‘Marquinhos, se liberta desse velho, traz a criança’. Acho que hoje com esse prêmio estou fazendo conexão com essa criança. Obrigado Gramado!”, agradeceu.

Nascido e criado em uma produtora de cinema, ele  já atuou em mais de 40 filmes e foi premiado em Gramado com dois Kikitos: Melhor Ator Coadjuvante por Barrela-Escola de Crimes (1990), de Marco Cury, e Melhor Ator por Dedé Mamata (1988), de Rodolfo Brandão.

Recentemente em 2015, na edição de número 43 do festival, ele esteve em Gramado para acompanhar a homenagem a seu pai, Zelito Viana, que ganhou o troféu Eduardo Abelin, honraria que reconhece diretores, produtores e técnicos pelo trabalho desenvolvido em prol do cinema brasileiro.

Antes de passar pelo tapete vermelho, o homenageado da noite conversou com a imprensa durante a tarde de sábado em coletiva oficial do evento e lembrou a relevância do evento para sua longa e aplaudida carreira: “Gramado é tão importante na minha vida, o Festival já me deu tantas coisas. Se hoje estou aqui e continuo trabalhando devo muito a Gramado. Me faz ter uma reflexão profunda da minha própria vida”.

Ministério do Turismo e Claro apresentam o 50° Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio Master: Laghetto Golden Multipropriedades. Patrocínio: Tônica Antarctica. Copatrocínio: TCL, Vero – A maquininha do Banrisul. Apoio: Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Stemac Grupos Geradores, Da Magrinha, O2 Pós, Naymovie, Miolo Wine Group, Prawer Chocolates, Johnnie Walker e Tanqueray e Cristais de Gramado. Cia Aérea oficial: Azul Linhas Aéreas. Transporte Oficial: Kia. Hospedagem oficial: Laghetto Hotéis. Exibidor oficial: Canal Brasil. Exibidor regional: TVE. Apoio institucional: Museu do Festival de Cinema de Gramado, ACCIRS, APTC/ABD-RS, Fundacine, SIAV RS. Agente cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura Municipal de Gramado. Financiamento: IECINE, Pró-Cultura/RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo.

lic
APRESENTADOR
petrobras
PATROCÍNIO
Claro
banrisul
COPATROCÍNIO
tv brasil
youtube
patagonia
BB
HOSPEDAGEM OFICIAL
laghetto
TRANSMISSÃO AO VIVO
CANAL BRASIL
MEDIA PARTNER
sbt
APOIO ESPECIAL
schweppes
TRANSPORTE AÉREO EXECUTIVO
Helisul
APOIO
telecine
kia
hasam
globofilmes
faixaazul
stemac
bodegadanterobino
o2 pos
naymovie
JW
Band
band play
APOIO INSTITUCIONAL
fundacine
APTC
SIAVRS
accirs
Assembéia legislativa
TVE
museu
AGENTE CULTURAL
am
PROMOÇÃO
prefeitura
FINANCIAMENTO
iecine
PROCULTURA
REALIZAÇÃO
GRAMADOTUR
ANCINE
BRASIL

1423
AGOSTO
2Ø25