Ator recebeu a mais tradicional honraria entregue pelo Festival de Gramado na noite do último sábado (10)
Para um Palácio dos Festivais lotado, Matheus Nachtergaele recebeu das mãos do curador Marcos Santuario o Troféu Oscarito. Em seu discurso, o ator dedicou a honraria às mais de duzentas mil famílias que seguem desabrigadas no Rio Grande do Sul após as enchentes de maio. “Eu gostaria que meu carinho fosse material. Assim, dividiria ele em duzentas mil pequenas porções e daria para cada família que ainda está sem casa nesse estado”.
Nachtergaele relembrou sua trajetória por Gramado, elencando momentos como a exibição de “A Festa da Menina Morta”, seu único longa na posição de diretor até o momento, e que teve premiére nacional em Gramado. Em uma fala que emocionou o público, o ator classificou Gramado como a catedral do cinema brasileiro: “Gosto de pensar na nossa profissão como orações. Cada filme é uma oração. Nesse sentido, os festivais ao redor do Brasil são nossas igrejas, onde rezamos para o cinema brasileiro. E Gramado é nossa catedral”.
Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Petrobras apresentam: 52° Festival de Cinema de Gramado. Lei de incentivo à cultura. Patrocínio: Claro e Banrisul Corretora de Seguros. Copatrocínio: TV BrasiL/EBC, Youtube, Cerveza Patagônia e BB ASSET. Apoio especial: Schweppes. Apoio: TeleCine, Kia Brasil, Hasam Group, Globo Filmes, Faixa Azul, Stemac Grupos Geradores, Bodega Dante Robino, O2 Pós, Naymovie, Johnnie Walker, Band e Bandplay. Hospedagem oficial: Laghetto. Transporte Aéreo Executivo: Helisul. Transmissão ao vivo: Canal Brasil. Mídia Partner: SBT. Apoio institucional: Fundacine RS, APTC RS, SIAV RS, ACCIRS, Assembléia Legislativa, TVE RS e Museu do Festival de Cinema de Gramado. Agente cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura Municipal de Gramado. Financiamento: IECINE, Pró-Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: GramadoTur, Ancine – agência nacional do cinema, Ministério da Cultura, Governo Federal – Brasil, União e Reconstrução.