Mauricio de Sousa e sua turma de sonhos

Os números que definem vida e obra de Maurício de Sousa são sempre superlativos. O homenageado com o Troféu Cidade de Gramado, entregue na noite de quarta-feira pelo prefeito João Alfredo de Castilhos Bertolucci, o Fedoca, é pai de dez filhos, criou centenas de personagens, entre eles o cachorro Bidu, que neste ano completa 60 anos. E, só no YouTube, a quantidade de visualizações da Turma da Mônica chega a 8.533.448.459. E o número deve estar mudando neste momento.

No entanto o olhar tranquilo do desenhista, cartunista, criador, roteirista, produtor e diretor de fala mansa e a experiência acumulada em vida deixa transparecer segurança, fôlego e determinação na entrevista coletiva concedida à tarde, antes da homenagem no palco do Palácio dos Festivais. E algo de bom humor, claro.

“Eu sempre estou no auge da minha carreira. Sempre estou criando uma coisa nova e gostando de fazer aquilo. Não consigo ser infeliz. Estou com 83 anos e ainda tem muita coisa pela frente”, disse, divertindo-se com sua própria resposta e este olhar de renovação contínuo.

Novidades é o que não faltam. A que também o trouxer a Gramado, além do prêmio, é o lançamento da pedra fundamental do Parque Turma da Mônica Gramado, que será realizado nesta quinta-feira, no Parque Tomasini. Os motivos para a nova empreitada são muitos, mas ele, quase zen, simplifica:

“Gramado é uma cidade bonitinha”.

Esse jeito carinhoso de se referir à cidade que lhe deu um troféu com seu nome voltou nas declarações que fez à noite, no palco do Cine Embaixador, ao lado dos atores mirins do longa “Turma da Mônica – Laços”, que foi exibido na Mostra Infantil e também está programado para várias sessões da Mostra Cinema nos Bairros do Festival.

“Quantas surpresas, emoções e coisas novas. Gramado me presenteou com tantas coisas lindas e maravilhosas. Estou muito feliz. É difícil alguém que escreve não ter palavras, mas agora estou. É uma honra estar ao lado do prefeito desta cidade linda”, declarou.

Na entrevista coletiva, Mauricio de Sousa contou sobre seu cotidiano de trabalho. Passa a manhã em casa, almoça, e então vai para o estúdio à tarde, acompanhado dos mascotes Bidu e Maria da Penha.

“Este é o terceiro Bidu que tenho. Ele às vezes é mal humorado, mas a Maria da Penha é uma doçura. Quando necessário trabalho à noite, para mau humor da minha esposa, conta divertido”.

Sempre abordado com carinho por seus interlocutores, que falam se suas infâncias descobrindo a leitura nos gibis da Mônica e Cebolinha, dentre tantos personagens, ele devolve com afeto.

“Ter ajudado na alfabetização dos brasileiros é a medalha mais importante que trago no coração”, disse, renovando o aviso que seguirá em frente na missão: “Tenho muitos sonhos, mas não sei o que está por vir. A realidade às vezes nos dá umas topadas”.

Eis, então, algumas novidades que devem chegar em breve com a marca Mauricio de Sousa: até o fim do ano, o personagem Astronauta deve estar nas telas da HBO em animação, graphic novels para o cinema com personagens que estarão em séries para canais de streaming.

E a marca Mauricio de Sousa seguirá firme na “exportação” de sua turma para a China e o Japão, novo front da Turma da Mônica que vem se espalhando pelo mundo renovando os números e a potência da trajetória deste criador que se disse inspirado por Will Eisner, criador dos quadrinhos da série The Spirit e leitor de Monteiro Lobato na infância.

“Lia um livro por dia quando era jovem. Cheguei a um ponto em que creio que não dá para mexer no que está dando certo. Temos que fazer comunicação com os assuntos do dia, da hora, senão a gente fica velho”, diz o guri Maurício.

Encontro com o ídolo

A gramadense Carolina Fioreze, que passou a infância lendo os gibis de Mauricio de Sousa numa coleção com mais de 400 exemplares realizou o sonho de se encontrar com o criador duramente a cerimônia de entrega do Troféu Cidade de Gramado. Com alguns dos exemplares raros da coleção que começou a ser feita pelo irmão Diego, ela conseguiu se encontrar com o desenhista e pegar um autógrafo, festejando o encontro emocionada: “Foi demais!”

Foto: Cleiton Thiele/Agência Pressphoto

Ministério da Cidadania, Secretaria de Estado da Cultura, Stone Pagamentos e Gramado Parks apresentam o 47º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Stella Artois, Snowland, BRDE, Fundo Setorial do Audiovisual e Ancine – Agência Nacional do Cinema. Copatrocínio: Banrisul, o grande banco do sul. Apoio especial: Campari,TCL, Casa Aveiro. Apoio: Café 3 Corações, G2 Net Sul, Le Joli, Laghetto Hotéis, Lugano, Canal Brasil, Naymar Cia Rio, Miolo Wine Group, Stemac Grupos Geradores, Tecna PUC, Cristais de Gramado. Transporte oficial: KIA. Transportadora aérea ofical: Gol. Agência Oficial: Brocker Turismo. Apoio institucional: Museu do Festival de Cinema de Gramado, SIAV RS, ACCIRS, IECINE, APTC/ABD-RS, Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundacine. Agente cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento: Pró-Cultura/RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania, Governo Federal, Pátria Amada Brasil

lic
APRESENTADOR
petrobras
PATROCÍNIO
Claro
banrisul
COPATROCÍNIO
tv brasil
youtube
patagonia
BB
HOSPEDAGEM OFICIAL
laghetto
TRANSMISSÃO AO VIVO
CANAL BRASIL
MEDIA PARTNER
sbt
APOIO ESPECIAL
schweppes
TRANSPORTE AÉREO EXECUTIVO
Helisul
APOIO
telecine
kia
hasam
globofilmes
faixaazul
stemac
bodegadanterobino
o2 pos
naymovie
JW
Band
band play
APOIO INSTITUCIONAL
fundacine
APTC
SIAVRS
accirs
Assembéia legislativa
TVE
museu
AGENTE CULTURAL
am
PROMOÇÃO
prefeitura
FINANCIAMENTO
iecine
PROCULTURA
REALIZAÇÃO
GRAMADOTUR
ANCINE
BRASIL

1423
AGOSTO
2Ø25