A Mocidade Alegre, grande vencedora do Carnaval de São Paulo, levou ao Sambódromo do Anhembi uma homenagem emocionante e tecnicamente impecável à atriz Léa Garcia. Com o enredo “Malunga Léa – Rapsódia de uma Deusa Negra”, a escola retratou a trajetória da artista para discutir a identidade nacional, reservando um momento de grande simbolismo para representar o Festival de Cinema de Gramado.
Na alegoria final, a atriz Adriana Lessa encarnou Léa Garcia na premiação do Festival de Cinema de Gramado, onde ela morreu em 2023, aos 90 anos, antes de ser homenageada com o Troféu Oscarito.
O Festival de Cinema de Gramado foi representado no desfile, servindo como o cenário para a apoteose da carreira da atriz. O carro Um Kikito para Léa, além de ter uma grande figura do troféu, trouxe fotos da estrela em diferentes momentos de sua vida e contou com a presença de membros da velha guarda, baluartes da escola e Marcelo Garcia, filho de Léa.
A representação de Gramado foi o ponto de transição entre a vida e a imortalidade da atriz na memória do povo brasileiro.

Foto desfile Mocidade Alegre: May Rabello