Mostra Gaúcha de Longas – Diferentes retratos do gaúcho

Segue até sexta-feira (19), a partir das 14h, no Palácio dos Festivais, a Mostra Gaúcha de Longas-Metragens, com curadoria de Caroline Zatt e Leonardo Bomfim. Os dois curadores revelam, no texto a seguir, algumas peculiaridades do que está sendo apresentado no Festival neste ano.

De um número grande de inscritos (26), a missão era selecionar apenas cinco. Dessa forma, a seleção traz um recorte heterogêneo deste momento da produção gaúcha em longa-metragem. São cinco obras muito diferentes entre si, pensando em temática e formato audiovisual. De modo geral, elas refletem sobre a identidade do povo e a sociedade do Rio Grande do Sul. Uma questão interessante é que elas pensam as mudanças pelas quais passa, especificamente, o solo deste território. Uma paisagem muito reconhecida na história do cinema gaúcho, os campos do pampa, sofrem modificações. O plantio da soja e dos eucaliptos, além do espaço que era utilizado para a pastagem do gado, também avança sobre a tradicional plantação de arroz da nossa planície litorânea.

O drama “Casa Vazia”, de Giovani Borba, filmado em Santana do Livramento, na fronteira com o Uruguai, traz a antiga figura do peão de estância gaúcha que não encontra mais lugar nessa nova configuração de espaço. O longa também aborda outros hábitos folclóricos da região e traz como tema o abigeato, além de várias outras questões emocionais dos personagens. Levou o prêmio de Melhor Fotografia no Festival do Rio.

Já o documentário “Campo Grande é o Céu”, tendo como eixo das locações Mostardas, no litoral Sul do Rio Grande do Sul, traz como norte a tradição dos grupos de cantoria de ternos em comunidades quilombolas. Embalado pela música do Grupo de Cantores de Terno Dona Quitéria da Casca e Grupo de Cantoras De Terno As Filhas do Didé, O filme dirigido por Bruna Giuliatti, Jhonatan Gomes e Sérgio Guidoux, que tem estreia brasileira nesta edição do Festival, busca nas memórias dos moradores de comunidades quilombolas de Mostardas um retrato sensível e contundente das vivências negras daquela região do sul do Brasil. Tendo como fio narrativo as histórias compartilhadas por homens e mulheres sobre o seu território, o filme revela um sentido político de existência e resistência a partir de uma dimensão coletiva. Campo Grande é o Céu foi financiado com recursos da Lei Aldir Blanc – Edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas, da Fundação Marcopolo.

Tendo sua primeira exibição pública no Festival de Cinema de Gramado (e talvez única, como frisou o diretor Bruno de Oliveira no palco do Palácio dos Festivais), “Dog Never Raised – Cachorro inédito” foi filmado em Porto Alegre e São Leopoldo. Na trama, que o autor define como terror experimental, mas que tem toques cômicos na narrativa (uma grande homenagem ao cinema), um ladrão de rua fica obcecado com a ideia de realizar um filme após invadir um apartamento cheio de DVDs e roubar os objetos. Permeado por fetiches e obsessões, o longa mostra a relação do personagem sem nome e sem rosto com diversos artefatos que ganham, também, protagonismo no enredo. Com sequências em preto e branco e coloridas, e em formatos diferentes, além de narração em inglês, este é o terceiro longa deste realizador selecionado para a Mostra Gaúcha do Festival de Gramado.

Vencedor do Cine Ceará 2021 (melhor filme, roteiro e som), “5 Casas”, de Bruno Gularte Barreto, faz parte de seu trabalho de investigação artística e uma parte dessa produção foi apresentada em exposição no Margs. Filmado em Dom Pedrito, o filme-ensaio é um documentário de busca do diretor pelas suas memórias no interior do Estado. São  cinco casas e cinco histórias que se confundem em uma mesma. Uma velha professora lutando para manter sua casa de pé, um jovem que sofre agressões por se recusar a esconder sua natureza, uma freira sendo transferida da escola que regeu com punho de ferro por décadas, um velho capataz em uma fazenda mal assombrada e o realizador audiovisual, cujos pais morreram quando ele era menino. Chamado por Merten de “Aquarius em versão gaúcha”.

Por fim, “Despedida”, da premiada dupla Luciana Mazeto e Vinícius Lopes (de Porto Alegre), que circula por vários festivais com suas obras, tem como locação principal Pelotas. A fábula infanto juvenil, cercada de fantasia, tem como protagonista Ana, uma menina de 11 anos, que viaja ao Sul do Estado no Carnaval, para o funeral de sua avó. Ela estranha o comportamento das pessoas do lugar e também de sua mãe. À noite, pela janela, ela vê o fantasma da avó entrando na floresta perto da casa da família. Quando Ana decide segui-la entre as árvores, descobre um mundo de fantasia e mistério.

 

Ministério do Turismo e Claro apresentam o 50° Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio Master: Laghetto Golden Multipropriedades. Patrocínio: Tônica Antarctica. Copatrocínio: TCL, Vero – A maquininha do Banrisul. Apoio: Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Stemac Grupos Geradores, Da Magrinha, O2 Pós, Naymovie, Miolo Wine Group, Prawer Chocolates, Johnnie Walker e Tanqueray e Cristais de Gramado. Cia Aérea oficial: Azul Linhas Aéreas. Transporte Oficial: Kia. Hospedagem oficial: Laghetto Hotéis. Exibidor oficial: Canal Brasil. Exibidor regional: TVE. Apoio institucional: Museu do Festival de Cinema de Gramado, ACCIRS, APTC/ABD-RS, Fundacine, SIAV RS. Agente cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura Municipal de Gramado. Financiamento: IECINE, Pró-Cultura/RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo.

lic
APRESENTADOR
petrobras
PATROCÍNIO
Claro
banrisul
COPATROCÍNIO
tv brasil
youtube
patagonia
BB
HOSPEDAGEM OFICIAL
laghetto
TRANSMISSÃO AO VIVO
CANAL BRASIL
MEDIA PARTNER
sbt
APOIO ESPECIAL
schweppes
TRANSPORTE AÉREO EXECUTIVO
Helisul
APOIO
telecine
kia
hasam
globofilmes
faixaazul
stemac
bodegadanterobino
o2 pos
naymovie
JW
Band
band play
APOIO INSTITUCIONAL
fundacine
APTC
SIAVRS
accirs
Assembéia legislativa
TVE
museu
AGENTE CULTURAL
am
PROMOÇÃO
prefeitura
FINANCIAMENTO
iecine
PROCULTURA
REALIZAÇÃO
GRAMADOTUR
ANCINE
BRASIL

1423
AGOSTO
2Ø25