Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Petrobras apresentam
“O Barulho da Noite” é ovacionado em debate na manhã de hoje em Gramado

“O Barulho da Noite” é ovacionado em debate na manhã de hoje em Gramado

Os tradicionais debates do Festival de Cinema de Gramado, que acontecem em todas as manhãs com equipes dos filmes concorrentes, continuam movimentando a imprensa e o público em grandes reflexões sobre as produções.

Na manhã desta quarta-feira, o grande destaque foi o filme “O Barulho da Noite”,  primeiro longa do Tocantins a participar do Festival de Gramado. A cada resposta da equipe, jornalistas e críticos de cinema presentes aplaudiam o retorno. A diretora Eva Pereira e a atriz Emanuelle Araújo foram os destaques. Durante o encontro, a diretora comentou que sua busca com o filme é retratar na tela a justiça que gostaria de ter feito na realidade. Já a atriz Emanuelle Araújo abordou a temática do filme, que trata (também) de abuso infantil. Segundo a atriz, o longa não busca ser bonito, pelo contrário, provoca desconforto no espectador. “Esse roteiro a Eva fez com muita pesquisa para mostrar uma realidade que existe. Não houve a intenção de romantizar. É uma história real e que busca ser colocada de uma forma incômoda”, disse.

Antes de “Barulho da Noite”, os debates começaram com as equipes dos curtas “Remendo” e “Ela Mora Logo Ali”. Sobre “Remendo”, o diretor Roger Ghil afirmou que a montagem do filme se inspira no caminho das águas, que apresenta diferentes formas (ora líquida, ora gasosa ou sólida). Fabiano Barros e Rafael Rogante, diretores de “Ela Mora Logo Ali”, abordaram a construção do roteiro, oriundo da vivência de Barros. Segundo eles, o filme busca retratar as dificuldades enfrentadas por mães atípicas que, segundo a direção, são mulheres que abdicam da vida e possuem todos os motivos para serem tristes.

Ministério da Cultura e Banco do Brasil apresentam o 51º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio Banrisul Corretora de Seguros, Copatrocinio Patagonia Cerveza e Havan. Apoio Nescafé Gold , Stemac, Telecine, Naymovie, Bodega Dante Robino, Miolo Wine Group, O2, Johnnie Walker, Tanqueray, Hasam, Kia. Exibidor Oficial: Canal Brasil. Media Partner: Grupo RBS e SBT. Hospedagem oficial: Laghetto. Operadora oficial Claro. Apoio Institucional: Museu do Festival de Cinema de Gramado, ACCIRS, APTC, SIAV-RS, Fundacine, Sociedade Recreio Gramadense, IECINE, Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Colaborador Chocolate Gramadense. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento Pró-Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização Gramadotur, Ancine – agência nacional de cinema. Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil, União e Reconstrução.

lic
APRESENTADOR
Petrobras
PATROCÍNIO MASTER
Gav
PATROCÍNIO
Stella
Banrisul
HOSPEDAGEM OFICIAL
Laghetto
TRANSMISSÃO OFICIAL
Canal Brasil
MEDIA PARTNER
SBT
PARCEIRO SUSTENTÁVEL
Tereos
TRANSPORTE AÉREO EXECUTIVO
Helisul
APOIO
Hasam
O2 Pós
Globo Filmes
Naymovie
RBT
Brutal Fruit
Miolo
Campari
KIA
Autogeradora
Cinema Paradiso
SETUR
Ancine
APOIO INSTITUCIONAL
Fundacine
APTC
Museu do Festival
SIAV
ACCIRS
Assembleia Legislativa
TVE
Embaixada da França
Cinematica
institut francais
Embratur
AGENTE CULTURAL
AM
PROMOÇÃO
Prefeitura de Gramado
FINANCIAMENTO
IECINE
Pro Cultura
REALIZAÇÃO
Gramadotur
GOVBR

13 A 23
AGOSTO
2025