O curador do Festival de Gramado, Marcos Santuario, esteve presente na entrega dos Prêmios Platino no último sábado (20), no México. Durante o encontro, Santuario pontuou a força da produção iberoamericana e a relação de Gramado com o cenário internacional.
“Minha participação nos Prêmios Platino 2024 é a continuação de uma relação que vem se estabelecendo há algum tempo com o universo cinematográfico da América Latina e da Iberoamérica. Aqui, esse ano, eu estive em contato com duas personalidades homenageadas em Gramado, Cecília Roth e Alice Braga. Cecília foi homenageada aqui também, então a minha presença trouxe a ela de novo a lembrança de Gramado, que ela reverenciou guardar com carinho. E ter uma atriz brasileira como a Alice entregando o prêmio principal é um reconhecimento ao trabalho dessa importante artista”, afirmou. Ambas receberam o Kikito de Cristal, Cecília em 2016 e Alice em 2023.
Santuario também reforçou a importância de solidificar conexões: “É o momento de estabelecer relações entre esse universo e o Festival de Gramado, nesse desejo que temos de internacionalização cada vez maior, é fundamental que, de alguma maneira, estejamos presentes”.
“Sociedade da Neve”, coprodução Uruguai, Argentina e Espanha, foi o grande vencedor, com seis prêmios. O curador de Gramado relembra a presença de premiados com o Kikito no longa do diretor J.A. Bayona: “Tive a oportunidade de ver atores que já estiveram em Gramado, em produções anteriores, e isso renova esse momento de encontro e de fortalecimento das relações ibero-americanas no cinema”.