Na noite desta quarta-feira (20), o 53º Festival de Cinema de Gramado prestará tributo ao legado pioneiro de dois nomes fundamentais para sua criação e renovação ao longo dos anos. Trata-se de um espaço de memória e gratidão a Romeu Dutra e Enoir Zorzanello, dois gramadenses que nos deixaram este ano e que moldaram a história do evento responsável por levar Gramado para todo o Brasil.
A entrega da homenagem a Romeu Dutra será feita pelo vice-prefeito Luia Barbacovi às sobrinhas Talita Dutra Cavalin e Micheli Dutra, enquanto a de Enoir Zorzanello será entregue pela primeira-dama Jandira Tissot ao filho Eduardo Zorzanello. O tributo in memoriam acontece a partir das 20h no Palácio dos Festivais, antecedendo a primeira exibição da mostra competitiva de longas-metragens documentais
Um dos criadores do Festival de Cinema de Gramado e primeiro secretário de Turismo do município, Romeu Dutra também foi peça-chave para que o Kikito se tornasse o prêmio oficial do Festival, gesto que selou para sempre este símbolo como ícone máximo da celebração do cinema brasileiro. Depois de sair da Secretaria de Turismo, nos anos 1980, Romeu Dutra foi presidente da então Companhia Riograndense de Turismo (CRTUR) e diretor da Embratur, cuja sede ficava no Rio de Janeiro. Desde então, passou a residir em Porto Alegre, com vindas regulares a Gramado, e fazia de vir para acompanhar o Festival, o seu maior orgulho.
Já Enoir Zorzanello foi vereador, vice-prefeito e empresário gramadense. Grande entusiasta não apenas do Festival, mas de toda a história de Gramado, Zorzanello desempenhou papel essencial no fortalecimento do turismo e da cultura da cidade, liderando por muitos anos a organização do Festival de Cinema e idealizando o Gramado Cine Vídeo, que ampliou ainda mais o protagonismo de Gramado no cenário audiovisual nacional. O empresário tinha formação em Administração de Empresas, foi diretor da extinta agência Terra Turismo, atuou à frente do Hotel Serrano (atualmente Wish Serrano Resort) e criou a TecnoHotel.
O 53º Festival de Cinema de Gramado é apresentado por Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Petrobras. Lei de Incentivo à Cultura. Apresentação: Petrobras. Patrocinador Máster: Gav Resorts. Patrocínio: Stella Artois Pure Gold e Banrisul Seguros. Apoio: Hasam Group, O2 Pós, Globo Filmes, Naymovie, RBT Internet, Brutal Fruit, Vinícola Miolo, Campari, Autogeradora, KIA Brasil, Cinema Paradiso e Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul. Hospedagem Oficial: Laghetto Hotéis, Resorts & Experiências. Transmissão Oficial: Canal Brasil. Parceiro sustentável: Tereos Açúcar e Energia Brasil. Midia Partner: SBT. Transporte Aéreo Executivo: Helisul. Apoio Institucional: Fundacine RS, APTC RS, SIAV RS, ACCIRS, Assembléia Legislativa, TVE RS, Museu do Festival de Cinema de Gramado, Embratur e Embaixada da França no Brasil. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento: IECINE, Pró-cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil, União e Reconstrução.