Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Petrobras apresentam

Conheça a programação do Conexões Gramado Film Market

Em sua nona edição, o Conexões Gramado Film Market volta a criar um território vivo de trocas, experimentações e reinvenções do campo audiovisual dentro do 53º Festival de Cinema de Gramado. O segmento mercadológico do festival reúne criadores de todo o Brasil para fortalecer o ecossistema do setor e pensar o audiovisual como campo de criação, economia, política e transformação social. A programação inclui painéis, mostras, workshops e rodadas de negócios. O Festival inicia na próxima quarta-feira (13/8) e o Conexões, no dia 16 de agosto, e ambos encerram em 23 de agosto.

Uma realização da Gramadotur e da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (lecine), com apoio da Agência Nacional de Cinema (Ancine), o Conexões Gramado Film Market apresenta, de 16 a 23 de agosto, uma variedade de painéis, mostras, workshops e rodadas de negócios para promover importantes reflexões sobre as mais relevantes movimentações recentes da indústria audiovisual. A programação completa já pode ser conferida aqui.

Internacionalização do cinema brasileiro

A abertura do Conexões está marcada para o dia 16 de agosto, às 10h30, no Sociedade Recreio Gramadense, com a presença de Joelma Gonzaga, Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, seguida da realização do painel “Audiovisual promovendo o turismo e o soft power brasileiro”, que traz como participantes Marcelo Freixo, presidente da Embratur; Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur; e Gisela Perez Fonseca, coordenadora institucional do Festival Internacional de Cinema de Cartagena.

Ao longo de oito dias, o CGFM reserva espaço especial para a discussão sobre a internacionalização de projetos brasileiros, em busca de impulsionar novos negócios e ampliar espaços entre criadores do Brasil e do mundo. O destaque se dá quando o Brasil celebra 200 anos de relações diplomáticas com a França. No último mês de maio, o Festival de Cinema de Gramado também foi homenageado no Festival de Cinema Brasileiro de Paris – principal evento dedicado ao audiovisual brasileiro na Europa -, pela sua relevância, resiliência e força ao se manter ativo mesmo com as limitações trazidas pelas catástrofes climáticas do Rio Grande do Sul no ano passado.

A internacionalização será abordada em uma série de painéis, mentorias e capacitações que contarão com nomes como o adido audiovisual da Embaixada da França no Brasil, Nicolas Piccato; o roteirista e diretor da Cinémage, Yann Le Quellec; o produtor e diretor do grupo Fahrenheit/Antártica, David Herrera; a diretora de Vendas e Aquisições da Urban Sales, Florencia Gil; e a comissária fílmica de Medellín e líder do projeto FilMedellín, Karla Valderrama.

Os painéis e as capacitações formam as conexões de Gramado. Essas são atividades basilares na aproximação do nosso mercado com o exterior. O cinema brasileiro tem se tornado cada vez mais internacional, e é por isso que precisamos de uma escuta atenta para fomentar e capacitar novos talentos para essa empreitada que avança fronteiras”, comenta Gisele Hiltl, coordenadora do Conexões Gramado Film Market. Ela também destaca a participação do Instituto +Mulheres do Audiovisual, ONU Mulheres e Apex Brasil nas atividades relacionadas a esse tema.

Já em nível regional, a programação formativa ainda se intensifica com workshops, mentorias e o II Encontro dos Ecossistemas RS, que promove articulação entre coletivos, instituições e políticas públicas em prol do audiovisual gaúcho, viabilizando diálogo com o território e com o Estado, em ação coletiva.

Mostras de realidade virtual e inteligência artificial

Além de todos os painéis e atividades formativas, o Conexões Gramado Film Market exibe produções de diferentes pontos do Brasil em mostras que abrangem a Realidade Virtual (VR), a Inteligência Artificial (IA), os formatos de teasers e trailers, e as produções universitárias. Duas dessas iniciativas já são tradicionais no Conexões: a Mostra de Realidade Virtual, que está de volta em sua quarta edição, expandindo horizontes com experiências imersivas e narrativas emergentes; e a Mostra de Filmes Universitários, que já na oitava edição, segue como um importante espaço aberto à comunidade universitária, promovendo uma janela de descoberta e afirmação de talentos em formação.

Nessa seara, a principal novidade do ano é a Mostra de Filmes Gerados por Inteligência Artificial, que reflete uma discussão urgente e complexa do cenário audiovisual contemporâneo. “A inteligência artificial começou a nos desafiar desde o ano passado, tanto em debates quanto nas próprias telas. É uma realidade que bate à porta e da qual não podemos escapar, pois toca em temas muito caros à produção cinematográfica, como ética, autoria e inovação. Trazer essa reflexão para o CGFM é propor um novo olhar para o cinema que atravessa as fronteiras de linguagens e tecnologias”, destaca a coordenadora Gisele Hiltl.

Confira abaixo os títulos já selecionados para a Mostra de Filmes Universitários e para a Mostra de Filmes VR:

MOSTRA DE FILMES UNIVERSITÁRIOS

– “A Balada de um Artista em Extinção”, de Maurício Bremm e Vitz Almeida (UNISC)
– “A Pior Dor Que Há”, de Ana Clara Miranda Lucena (UnB)
– “Brotando da Terra”, de Zai Moura e Ybypotirá Uerana Ante Krén (UFRB)
– “Catarse”, de Nicole Carvalho Fukushima, Théo Álan de Sá Bugelli (Faculdade Méliès)
– “Cilene e o Mar”, de Giulia Boccaletti (UFF)
– “Como Chorar Sem Derreter”, de Giulia Butler (PUC-Rio)
– “KM 100”, de Lucas Ribeiro (FAAP)
– “Maríntimo”, de Mariana Melo (UEG)
– “Na Sombra do Set”, de Bella Bauer (UNISINOS)
– “Viagem no Tempo”, de Pedro Bournoukian (UFPEL)

MOSTRA DE FILMES VR

– “Devoção Mariana Mundial”, de Danilo Moura Silva
– “De Volta Para o Passado”, de Dario Melo Maciel
– “Human XR”, de Débora Bergamini
– “Realidade Imersa”, de Sarah Ramos
– “O Sonho de Abdias”, de Filipe Gontijo e Kleber Macedo

O 53º Festival de Cinema de Gramado é apresentado por Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Petrobras. Lei de Incentivo à Cultura. Apresentação: Petrobras. Patrocinador Máster: Gav Resorts. Patrocínio: Stella Artois Pure Gold e Banrisul Seguros. Apoio: Hasam Group, O2 Pós, Globo Filmes, Naymovie, RBT Internet, Brutal Fruit, Vinícola Miolo, Campari, Autogeradora, KIA Brasil, Cinema Paradiso e Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul. Hospedagem Oficial: Laghetto Hotéis, Resorts & Experiências. Transmissão Oficial: Canal Brasil. Parceiro sustentável: Tereos Açúcar e Energia Brasil. Midia Partner: SBT. Transporte Aéreo Executivo: Helisul. Apoio Institucional: Fundacine RS, APTC RS, SIAV RS, ACCIRS, Assembléia Legislativa, TVE RS, Museu do Festival de Cinema de Gramado, Embratur e Embaixada da França no Brasil. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento: IECINE, Pró-cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil, União e Reconstrução.

 

lic
APRESENTADOR
Petrobras
PATROCÍNIO MASTER
Gav
PATROCÍNIO
Stella
Banrisul
HOSPEDAGEM OFICIAL
Laghetto
TRANSMISSÃO OFICIAL
Canal Brasil
MEDIA PARTNER
SBT
PARCEIRO SUSTENTÁVEL
Tereos
TRANSPORTE AÉREO EXECUTIVO
Helisul
APOIO
Hasam
O2 Pós
Globo Filmes
Naymovie
RBT
Brutal Fruit
Miolo
Campari
KIA
Autogeradora
Cinema Paradiso
SETUR
Ancine
APOIO INSTITUCIONAL
Fundacine
APTC
Museu do Festival
SIAV
ACCIRS
Assembleia Legislativa
TVE
Embaixada da França
Cinematica
institut francais
Embratur
AGENTE CULTURAL
AM
PROMOÇÃO
Prefeitura de Gramado
FINANCIAMENTO
IECINE
Pro Cultura
REALIZAÇÃO
Gramadotur
GOVBR

13 A 23
AGOSTO
2025