Os curadores do Festival de Cinema de Gramado Marcos Santuario e Soledad Villamil se reencontraram após quase dois anos. A dupla representa Gramado na primeira edição do Iberseries Platino Indústria, premiação que consagra as melhores produções audiovisuais da ibero-américa.
Durante o evento, Soledad integrou o júri de projetos, enquanto Santuario acompanhou debates com representantes de outros festivais, como Festival Internacional de Cinema de San Sebastián e Festival Internacional de Cinema de Cartagena.
“É muito gratificante poder voltar a ter essas trocas presencialmente. Esse contato com outros festivais nos permite olhar esse vasto mundo de possibilidades que o audiovisual nos possibilita, como a TV e o streaming, mas também pensar sobre os desafios do cinema enquanto exibição. São muitas produções surgindo nesse contexto e diferentes possibilidades que podem ser exploradas”, afirma Santuario. Para o curador, acompanhar eventos como o Iberseries Platino Indústria é estar antenado com as tendências do setor: “Estar em eventos como esse, na Europa, é acompanhar o que está acontecendo no mundo em termos de produção, distribuição, novos projetos e entender para onde aponta a indústria audiovisual”.
Soledad comenta sobre a importância das trocas de experiências presenciais neste tipo de evento: “O cinema é um setor em crescimento. É ótimo poder estar aqui, de maneira presencial, conversando com pessoas e trocando experiências. Encontrar o Marcos e poder ter ideias para os cinquenta anos de Gramado foi muito gratificante”. Sobre o cinquentenário de Gramado, Santuario afirma que será uma grande festa: “Quando falo dos cinquenta anos de Gramado por aqui, todos comentam que querem conhecer nosso Festival. Vai ser uma grande festa do universo audiovisual e uma oportunidade para já pensarmos nos próximos cinquenta anos”.