No ano em que a imigração alemã no Brasil completa 200 anos, o Festival de Gramado contou com uma série de ações para memorar a data. Entre elas, as homenagens à Mariette Rissenbeek, com o Troféu Kikito de Cristal, e à German Films, com a exibição do longa “Filhos de Bach”, do diretor Ansgar Ahlers.
Por suas ações, o Consulado Alemão em Berlim ofereceu um almoço para a delegação alemã presente em Gramado e para a organização do Festival. O encontro aconteceu no último dia 13 no renomado Restaurante Malbek, no coração da cidade, e reuniu presidente e diretora de eventos da Gramadotur, Rosa Helena Volk e Tatiana Ferreira, a conselheira internacional do evento, Luciana Dolabella, o cônsul Marc Bogdahn, o presidente da Comissão dos Festejos do Bicentenário da Imigração Alemã Rafael Gessinger, Adrian Kissmann, diretor do departamento de ensino e Vice-Diretor do Instituto Goethe, e o professor Martin Dreher.
Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Petrobras apresentam: 52° Festival de Cinema de Gramado. Lei de incentivo à cultura. Patrocínio: Claro e Banrisul Corretora de Seguros. Copatrocínio: TV BrasiL/EBC, Youtube, Cerveza Patagônia e BB ASSET. Apoio especial: Schweppes. Apoio: TeleCine, Kia Brasil, Hasam Group, Globo Filmes, Faixa Azul, Stemac Grupos Geradores, Bodega Dante Robino, O2 Pós, Naymovie, Johnnie Walker, Band e Bandplay. Hospedagem oficial: Laghetto. Transporte Aéreo Executivo: Helisul. Transmissão ao vivo: Canal Brasil. Mídia Partner: SBT. Apoio institucional: Fundacine RS, APTC RS, SIAV RS, ACCIRS, Assembléia Legislativa, TVE RS e Museu do Festival de Cinema de Gramado. Agente cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura Municipal de Gramado. Financiamento: IECINE, Pró-Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: GramadoTur, Ancine – agência nacional de cinema, Ministério da Cultura, Governo Federal – Brasil, União e Reconstrução.