Um dos eventos culturais mais relevantes do país, o Festival de Cinema de Gramado atrai marcas importantes. O aporte de patrocinadores e apoiadores, seja através das leis de incentivo federal e estadual ou verba de marketing, e as parcerias institucionais viabilizam a realização do festival e evidencia sua força.
Este ano, tradicionais parceiros e novas marcas compõem a lista. Após alguns anos, a Petrobras volta a patrocinar o evento, assinando como “apresentador”. Para a gerente de Patrocínio, Alessandra Teixeira, patrocinar o Festival de Gramado é um orgulho para a empresa. “Por mais de 50 anos, o festival tem sido palco de momentos marcantes para a história e consolidação da cinematografia no Brasil. Acompanhou todas as fases do cinema nacional e, atualmente, é referência incontestável, retratando os novos olhares de um cinema brasileiro contemporâneo e em constante mudança. A Petrobras, como uma grande empresa que investe na cultura em nosso país, não poderia deixar de apoiar esta iniciativa, assim como patrocinamos outras importantes ações culturais no Rio Grande do Sul”, conclui.
Durante o festival, a Petrobras realizou a Mostra Infantil, que levou às escolas da rede municipal de Gramado seis filmes com temáticas relacionadas à sustentabilidade e meio ambiente. A mostra foi realizada em parceria com o Ecocinema, uma produtora de filmes especializada em retratar histórias que geram consciência e mudanças positivas na sociedade. A iniciativa leva cinema a espaços públicos, democratizando o acesso à sétima arte em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).
O Banrisul e a Claro participam como patrocinadoras em 2024. Parceria de longa data, a Ambev está ao lado do festival há 17 anos. Nesta edição, a multinacional participa como copatrocinadora através da marca Cerveza Patagônia ao lado da TV Brasil/EBC, YouTube e BB Asset, e como apoiadora com seus vinhos Dante Robino.
Novas marcas
Além de parceiros de longa data, o Festival de Cinema de Gramado também recebeu novos reforços este ano. Entre as novas empresas que se juntaram ao evento estão a TV Brasil/EBC e Faixa Azul.
Copatrocinadora, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) entregou nesta sexta-feira (16) o Prêmio TV Brasil de Exibição contemplando o melhor longa gaúcho com R$ 50 mil em licenciamento e três curtas gaúchos no valor de R$ 5 mil cada, nas categorias de melhor filme, melhor direção e melhor roteiro. Para Jean Lima, presidente da EBC, a entrega do Prêmio reforça o compromisso da empresa com a valorização da produção audiovisual no Brasil e o apoio à população do Rio Grande do Sul em um ano desafiador. “A entrega do Prêmio é mais uma demonstração de que a EBC reconhece, valoriza e estimula o cinema nacional e a cultura brasileira. Além disso, neste ano especialmente difícil, em que os gaúchos estão sofrendo com os impactos das chuvas, o Prêmio é um momento importante para apoiarmos e destacarmos a produção cinematográfica gaúcha”, afirmou.
Já Faixa Azul faz sua estreia no Festival de Cinema de Gramado como apoiadora. “Estamos muito felizes em poder unir a nossa marca a um evento de tamanha relevância para a cultura, o turismo e o cinema nacional. Gramado é uma marca muito forte e tradicional, assim como Faixa Azul, que tem uma tradição de 80 anos em produzir queijos especiais”, afirma Gustavo Couceiro, Gerente Executivo de Marketing. Faixa Azul ativou sua marca com a distribuição de produtos no tradicional tapete vermelho e também com uma degustação de queijos especiais no Palácio dos Festivais.
Para Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur, autarquia responsável pela realização do festival, o apoio foi ainda mais importante neste ano, que impôs ainda mais desafios em razão dos recentes acontecimentos no Rio Grande do Sul. “Por tudo que passamos este ano, realizar esta edição foi desafiador. Gramado não irá esquecer das marcas que estiveram junto com a gente neste momento especial”, lembrou.
Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Petrobras apresentam: 52° Festival de Cinema de Gramado. Lei de incentivo à cultura. Patrocínio: Claro e Banrisul Corretora de Seguros. Copatrocínio: TV BrasiL/EBC, Youtube, Cerveza Patagônia e BB ASSET. Apoio especial: Schweppes. Apoio: TeleCine, Kia Brasil, Hasam Group, Globo Filmes, Faixa Azul, Stemac Grupos Geradores, Bodega Dante Robino, O2 Pós, Naymovie, Johnnie Walker, Band e Bandplay. Hospedagem oficial: Laghetto. Transporte Aéreo Executivo: Helisul. Transmissão ao vivo: Canal Brasil. Mídia Partner: SBT. Apoio institucional: Fundacine RS, APTC RS, SIAV RS, ACCIRS, Assembléia Legislativa, TVE RS e Museu do Festival de Cinema de Gramado. Agente cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura Municipal de Gramado. Financiamento: IECINE, Pró-Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: GramadoTur, Ancine – agência nacional de cinema, Ministério da Cultura, Governo Federal – Brasil, União e Reconstrução.