Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Petrobras apresentam

Festival de Cinema de Gramado marca presença no Festival de Málaga com dois curtas brasileiros

Os vencedores do Festival de Gramado nas categorias Curtas-metragens Brasileiros e  Curtas-metragens Gaúchos participarão da competição e concorrem ao Prêmio Ibershorts

 

O Festival de Málaga, organizado pela Prefeitura de Málaga, cidade espanhola, por meio da empresa Málaga Procultura, criou o novo Prêmio Ibershorts, cuja primeira edição acontecerá na 29ª edição do festival, marcada para os dias 6 a 15 de março de 2026. Criado em parceria com a Festhome, o prêmio é voltado à promoção e visibilidade dos curtas-metragens de ficção e animação ibero-americanos. O objetivo é reconhecer a qualidade e a diversidade dos curtas produzidos nos países ibero-americanos (incluindo Portugal e excluindo a Espanha).

O Festival de Cinema de Gramado, maior festival de cinema ininterrupto do Brasil,  estará presente na estreia do prêmio com a participação de duas produções brasileiras. As obras vencedoras das categorias Curtas-metragens Brasileiros e Curtas-metragens Gaúchos serão inscritas e irão concorrer ao Prêmio Ibershorts. O público vai conhecer as obras participantes durante o Festival de Gramado, quando serão anunciados os vencedores de ambas as categorias.

O vencedor do Prêmio Ibershorts receberá a Biznaga de Prata de Melhor Curta-Metragem Ibero-Americano de Ficção 2025 durante a cerimônia oficial de entrega dos prêmios de curtas do Festival de Málaga. Além disso, os cinco curtas selecionados farão parte do Málaga Short Corner, iniciativa integrada ao MAFIZ / Spanish Screenings Content, na qual, além das exibições, participarão de diversas atividades da indústria.

Ao todo, 29 festivais de 20 países aderiram à convocatória. Um comitê conjunto, designado pelo Festival de Málaga e pela Festhome, selecionará cinco finalistas, que serão exibidos durante esta 29ª edição. Dessa forma, o Festival de Málaga amplia seu compromisso com o audiovisual ibero-americano por meio de alianças com outros festivais relevantes no setor, formando uma rede de eventos que impulsionam os curtas de ficção e animação ibero-americanos e geram novas oportunidades para seus criadores.

O 53º Festival de Cinema de Gramado é apresentado por Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Petrobras. Lei de Incentivo à Cultura. Apresentação: Petrobras. Patrocinador Máster: Gav Resorts. Patrocínio: Stella Artois Pure Gold. Hospedagem Oficial: Laghetto Hotéis, Resorts & Experiências. Apoio: Hasam Group, O2 Pós, Globo Filmes, Naymovie, Brutal Fruit e Vinícola Miolo. Transmissão Oficial: Canal Brasil. Parceiro Sustentável: Tereos Açúcar e Energia Brasil. Promoção: Prefeitura De Gramado. Financiamento: IECINE, Pró-Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil, União e Reconstrução.

lic
APRESENTADOR
Petrobras
PATROCÍNIO MASTER
Gav
PATROCÍNIO
Stella
Banrisul
HOSPEDAGEM OFICIAL
Laghetto
TRANSMISSÃO OFICIAL
Canal Brasil
MEDIA PARTNER
SBT
PARCEIRO SUSTENTÁVEL
Tereos
TRANSPORTE AÉREO EXECUTIVO
Helisul
APOIO
Hasam
O2 Pós
Globo Filmes
Naymovie
RBT
Brutal Fruit
Miolo
Campari
KIA
Autogeradora
Cinema Paradiso
SETUR
Ancine
APOIO INSTITUCIONAL
Fundacine
APTC
Museu do Festival
SIAV
ACCIRS
Assembleia Legislativa
TVE
Embaixada da França
Cinematica
institut francais
Embratur
AGENTE CULTURAL
AM
PROMOÇÃO
Prefeitura de Gramado
FINANCIAMENTO
IECINE
Pro Cultura
REALIZAÇÃO
Gramadotur
GOVBR

13 A 23
AGOSTO
2025