Festival de Cinema de Gramado marca presença no Festival de Málaga com dois curtas brasileiros

Os vencedores do Festival de Gramado nas categorias Curtas-metragens Brasileiros e  Curtas-metragens Gaúchos participarão da competição e concorrem ao Prêmio Ibershorts

 

O Festival de Málaga, organizado pela Prefeitura de Málaga, cidade espanhola, por meio da empresa Málaga Procultura, criou o novo Prêmio Ibershorts, cuja primeira edição acontecerá na 29ª edição do festival, marcada para os dias 6 a 15 de março de 2026. Criado em parceria com a Festhome, o prêmio é voltado à promoção e visibilidade dos curtas-metragens de ficção e animação ibero-americanos. O objetivo é reconhecer a qualidade e a diversidade dos curtas produzidos nos países ibero-americanos (incluindo Portugal e excluindo a Espanha).

O Festival de Cinema de Gramado, maior festival de cinema ininterrupto do Brasil,  estará presente na estreia do prêmio com a participação de duas produções brasileiras. As obras vencedoras das categorias Curtas-metragens Brasileiros e Curtas-metragens Gaúchos serão inscritas e irão concorrer ao Prêmio Ibershorts. O público vai conhecer as obras participantes durante o Festival de Gramado, quando serão anunciados os vencedores de ambas as categorias.

O vencedor do Prêmio Ibershorts receberá a Biznaga de Prata de Melhor Curta-Metragem Ibero-Americano de Ficção 2025 durante a cerimônia oficial de entrega dos prêmios de curtas do Festival de Málaga. Além disso, os cinco curtas selecionados farão parte do Málaga Short Corner, iniciativa integrada ao MAFIZ / Spanish Screenings Content, na qual, além das exibições, participarão de diversas atividades da indústria.

Ao todo, 29 festivais de 20 países aderiram à convocatória. Um comitê conjunto, designado pelo Festival de Málaga e pela Festhome, selecionará cinco finalistas, que serão exibidos durante esta 29ª edição. Dessa forma, o Festival de Málaga amplia seu compromisso com o audiovisual ibero-americano por meio de alianças com outros festivais relevantes no setor, formando uma rede de eventos que impulsionam os curtas de ficção e animação ibero-americanos e geram novas oportunidades para seus criadores.

O 53º Festival de Cinema de Gramado é apresentado por Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Petrobras. Lei de Incentivo à Cultura. Apresentação: Petrobras. Patrocinador Máster: Gav Resorts. Patrocínio: Stella Artois Pure Gold. Hospedagem Oficial: Laghetto Hotéis, Resorts & Experiências. Apoio: Hasam Group, O2 Pós, Globo Filmes, Naymovie, Brutal Fruit e Vinícola Miolo. Transmissão Oficial: Canal Brasil. Parceiro Sustentável: Tereos Açúcar e Energia Brasil. Promoção: Prefeitura De Gramado. Financiamento: IECINE, Pró-Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil, União e Reconstrução.

PROMOÇÃO
prefeitura
REALIZAÇÃO
GRAMADOTUR

13 A 23
AGOSTO
2025