Filme ‘Mestras’ é o primeiro longa documental do Pará selecionado no Festival de Gramado

Filme ‘Mestras’ é o primeiro longa documental do Pará selecionado no Festival de Gramado

O cinema da Amazônia acaba de alcançar um marco histórico: pela primeira vez, um documentário longa-metragem do Pará chega ao Festival de Gramado. O filme “Mestras” está entre os cinco selecionados da categoria, disputada com cerca de 150 obras inscritas.

Com direção da cantora Aíla e da artista visual Roberta Carvalho, a produção lança luz sobre o protagonismo de artistas mulheres que têm papel fundamental na propagação e manutenção das tradições culturais da região Norte do Brasil. O documentário será exibido no Canal Brasil dia 13, às 20h20. Realizado pela produtora 11:11 ARTE, o projeto conta o patrocínio Natura Musical via Lei de Incentivo à Cultura Semear, Fundação Cultural do Pará, e Governo do Pará.

Em sua pesquisa, as diretoras Aíla e Roberta Carvalho mapearam diversas mestras do Pará. O documentário passeia por vertentes distintas da música do Pará – como o samba de cacete, com a Mestra Iolanda do Pilão; o boi, com a Mestra Miloca; e o carimbó, com a Mestra Bigica, do grupo Sereia do Mar. A cantora Dona Onete participa contando episódios significativos de sua história: ela gravou o primeiro disco aos 73 anos de idade e é hoje uma das referências da música paraense no Brasil e no mundo.

“Registrar as trajetórias das mestras da música popular é um posicionamento político e de ativismo cultural, já que estamos falando sobre as tantas invisibilidades passadas por mulheres. Elas são guardiãs de tradições ancestrais que têm um papel fundamental na identidade cultural do Pará e da Amazônia como um todo. O filme colabora para que possamos ouvir suas histórias, conhecimentos e músicas e que isso tudo seja preservado e transmitido para as futuras gerações, fortalecendo nosso patrimônio cultural”, diz Roberta Carvalho.

Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Petrobras apresentam: 52° Festival de Cinema de Gramado. Lei de incentivo à cultura. Patrocínio: Claro e Banrisul Corretora de Seguros. Copatrocínio: TV BrasiL/EBC, Youtube, Cerveza Patagônia e BB ASSET. Apoio especial: Schweppes. Apoio: TeleCine, Kia Brasil, Hasam Group, Globo Filmes, Faixa Azul, Stemac Grupos Geradores, Bodega Dante Robino, O2 Pós, Naymovie, Johnnie Walker, Band e Bandplay. Hospedagem oficial: Laghetto. Transporte Aéreo Executivo: Helisul. Transmissão ao vivo: Canal Brasil. Mídia Partner: SBT. Apoio institucional: Fundacine RS, APTC RS, SIAV RS, ACCIRS, Assembléia Legislativa, TVE RS e Museu do Festival de Cinema de Gramado. Agente cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura Municipal de Gramado. Financiamento: IECINE, Pró-Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: GramadoTur, Ancine – agência nacional de cinema, Ministério da Cultura, Governo Federal – Brasil, União e Reconstrução.

lic
APRESENTADOR
petrobras
PATROCÍNIO
Claro
banrisul
COPATROCÍNIO
tv brasil
youtube
patagonia
BB
HOSPEDAGEM OFICIAL
laghetto
TRANSMISSÃO AO VIVO
CANAL BRASIL
MEDIA PARTNER
sbt
APOIO ESPECIAL
schweppes
TRANSPORTE AÉREO EXECUTIVO
Helisul
APOIO
telecine
kia
hasam
globofilmes
faixaazul
stemac
bodegadanterobino
o2 pos
naymovie
JW
Band
band play
APOIO INSTITUCIONAL
fundacine
APTC
SIAVRS
accirs
Assembéia legislativa
TVE
museu
AGENTE CULTURAL
am
PROMOÇÃO
prefeitura
FINANCIAMENTO
iecine
PROCULTURA
REALIZAÇÃO
GRAMADOTUR
ANCINE
BRASIL

1423
AGOSTO
2Ø25