A mostra Infantil Petrobras em parceria com Ecocinema foi encerrada nesta manhã, na EMEF Maximiliano Hahn, no bairro Carniel. Foram realizadas sete sessões em bairros da cidade, e apresentados seis filmes com temáticas relacionadas à sustentabilidade e meio ambiente.
A mostra foi realizada em parceria com o Ecocinema, uma produtora de filmes especializada em retratar histórias que geram consciência e mudanças positivas na sociedade. A iniciativa leva cinema a espaços públicos, democratizando o acesso à sétima arte em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).
Em Gramado, foram utilizadas unidades móveis que possuem sistema de energia solar fotovoltaica para a projeção dos filmes. Chamadas de naves solares, um exemplo prático da utilização de energias renováveis, popularizando o seu conhecimento junto de toda a população.
As animações foram realizadas com financiamento do Programa Petrobras Cultural e além da EMEF Maximiliano Hahn, receberam exibições as escolas Mosés Bezzi, Nossa Senhora de Fátima, Henrique Bertoluci Sobrinho, Senador Salgado Filho e Presidente Vargas. Os curtas exibidos foram: A Baleia Mágica, de Douglas Alves Ferreira, Auts e Stella, de Renato Barreto, Geração Alpha, de Débora Resendes e Iuri Moreno, O Dia da Inauguração do Mundo, de Camila Galarza e Ricardo Mendes, O Micronauta, de Emerson Rodrigues e O Tubarão Martelo e os Habitantes do Fundo do Mar, de Cláudio Fraga e Carlos Magalhães.
Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Petrobras apresentam: 52° Festival de Cinema de Gramado. Lei de incentivo à cultura. Patrocínio: Claro e Banrisul Corretora de Seguros. Copatrocínio: TV BrasiL/EBC, Youtube, Cerveza Patagônia e BB ASSET. Apoio especial: Schweppes. Apoio: TeleCine, Kia Brasil, Hasam Group, Globo Filmes, Faixa Azul, Stemac Grupos Geradores, Bodega Dante Robino, O2 Pós, Naymovie, Johnnie Walker, Band e Bandplay. Hospedagem oficial: Laghetto. Transporte Aéreo Executivo: Helisul. Transmissão ao vivo: Canal Brasil. Mídia Partner: SBT. Apoio institucional: Fundacine RS, APTC RS, SIAV RS, ACCIRS, Assembléia Legislativa, TVE RS e Museu do Festival de Cinema de Gramado. Agente cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura Municipal de Gramado. Financiamento: IECINE, Pró-Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: GramadoTur, Ancine – agência nacional de cinema, Ministério da Cultura, Governo Federal – Brasil, União e Reconstrução.