Após a exibição de Retratos Fantasmas, fora de competição, a primeira noite de exibição de filmes segue com os curtas-metragens Deixa, de Mariana Jaspe, e Yámí-Yah-Pá Fim da Noite, de Vladimir Seixas, e do longa-metragem Ângela, de Hugo Prata, o último com reprise na manhã de domingo, às 8h30, no Palácio dos Festivais, com acesso gratuito.
Debates vão movimentar as manhãs do Festival
Espaço consagrado no Festival de Gramado, os debates dos filmes concorrentes na edição 2023 acontecem sempre na manhã seguinte à exibição das produções, a partir das 10h, na Recreio Gramadense. No encontro, diretores, produtores e artistas discutem sobre os mais variados temas de suas produções com imprensa e comunidade.
Ministério da Cultura e Banco do Brasil apresentam o 51º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio Banrisul Corretora de Seguros, Copatrocinio Patagonia Cerveza e Havan. Apoio Nescasfé Gold , Stemac, Telecine, Naymovie, Bodega Dante Robino, Miolo Wine Group, O2, Johny Walker, Tanqueray, Hasam, Kia. Exibidor Oficial: Canal Brasil. Media Partner: Grupo RBS e SBT. Hospedagem oficial: Laghetto. Operadora oficial Claro. Apoio Institucional: Museu do Festival de Cinema de Gramado, ACCIRS, APTC, SIAV-RS, Fundacine, Sociedade Recreio Gramadense, IECINE, Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Colaborador Chocolate Gramadense. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento Pró-Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização Gramadotur, Ancine – agência nacional de cinema. Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil, União e Reconstrução.