A primeira sessão pública do filme “O Banquete”, que seria realizada na quarta-feira (22), dentro da mostra competitiva do 46º Festival de Cinema de Gramado foi suspensa pela diretora Daniela Thomas. O longa retira-se da disputa no evento.
O roteiro de “O Banquete” inspira-se em eventos recentes da história do País. Entre eles, uma carta aberta como a publicada por Otavio Frias Filho, nos anos 90, dirigida ao então presidente do Brasil.
Em virtude da morte do editor, anunciada nesta terça-feira (21), e com o objetivo de respeitar este momento de luto da família, a diretora decidiu retirar o filme da competição.
“Sinto muito pela perda de Otávio e me solidarizo com a família, com seus amigos e funcionários. Foi um grande publisher, um intelectual admirável e tinha muito ainda a contribuir com o País”, afirma Daniela. “O momento é inoportuno para o encontro de ficção e realidade e as possíveis interpretações equivocadas que a ficção pode suscitar. Por isso retiro o filme do festival”, completa.
A produtora Cisma e a distribuidora Imovision acataram o pedido da diretora da suspensão da exibição.
Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e Snowland apresentam o 46º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Stella Artois e Casa Aveiro By Dolores. Apoio especial: Gramado Parks. Apoio: Stemac Grupos Geradores, Lugano, Cristais de Gramado, Viviela London, G2 Net Sul e ENIT – Agência Nacional de Turismo da Itália. Apoio institucional: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundacine, ACCIRS, IECINE, APTC/ABD RS, SIAV e Museu do Festival de Cinema de Gramado. Agência Oficial: Vento Sul Turismo. Transporte Oficial: Kia. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal.