Os tradicionais debates do Festival de Cinema de Gramado, que acontecem em todas as manhãs com equipes dos filmes concorrentes, continuam movimentando a imprensa e o público em grandes reflexões sobre as produções.
Na manhã desta quarta-feira, o grande destaque foi o filme “O Barulho da Noite”, primeiro longa do Tocantins a participar do Festival de Gramado. A cada resposta da equipe, jornalistas e críticos de cinema presentes aplaudiam o retorno. A diretora Eva Pereira e a atriz Emanuelle Araújo foram os destaques. Durante o encontro, a diretora comentou que sua busca com o filme é retratar na tela a justiça que gostaria de ter feito na realidade. Já a atriz Emanuelle Araújo abordou a temática do filme, que trata (também) de abuso infantil. Segundo a atriz, o longa não busca ser bonito, pelo contrário, provoca desconforto no espectador. “Esse roteiro a Eva fez com muita pesquisa para mostrar uma realidade que existe. Não houve a intenção de romantizar. É uma história real e que busca ser colocada de uma forma incômoda”, disse.
Antes de “Barulho da Noite”, os debates começaram com as equipes dos curtas “Remendo” e “Ela Mora Logo Ali”. Sobre “Remendo”, o diretor Roger Ghil afirmou que a montagem do filme se inspira no caminho das águas, que apresenta diferentes formas (ora líquida, ora gasosa ou sólida). Fabiano Barros e Rafael Rogante, diretores de “Ela Mora Logo Ali”, abordaram a construção do roteiro, oriundo da vivência de Barros. Segundo eles, o filme busca retratar as dificuldades enfrentadas por mães atípicas que, segundo a direção, são mulheres que abdicam da vida e possuem todos os motivos para serem tristes.
Ministério da Cultura e Banco do Brasil apresentam o 51º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio Banrisul Corretora de Seguros, Copatrocinio Patagonia Cerveza e Havan. Apoio Nescafé Gold , Stemac, Telecine, Naymovie, Bodega Dante Robino, Miolo Wine Group, O2, Johnnie Walker, Tanqueray, Hasam, Kia. Exibidor Oficial: Canal Brasil. Media Partner: Grupo RBS e SBT. Hospedagem oficial: Laghetto. Operadora oficial Claro. Apoio Institucional: Museu do Festival de Cinema de Gramado, ACCIRS, APTC, SIAV-RS, Fundacine, Sociedade Recreio Gramadense, IECINE, Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Colaborador Chocolate Gramadense. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento Pró-Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização Gramadotur, Ancine – agência nacional de cinema. Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil, União e Reconstrução.