A cerimônia de premiação aconteceu na noite do último sábado (17), no tradicional Palácio dos Festivais. Alessandra Teixeira de Teixeira, gerente de Patrocínios e Eventos da Patrobras, entregou o Kikito de Melhor Filme.
O Festival de Gramado encerrou sua 52ª edição no último sábado (17), consagrando “Oeste Outra Vez” como Melhor Filme. A edição também ficou marcada pelo retorno do patrocínio da Petrobras, historicamente uma das maiores incentivadoras da cultura no país. Alessandra Teixeira de Teixeira, gerente de Patrocínios e Eventos da Petrobras, entregou o Kikito de Melhor Filme ao vencedor.
A ficção de Erico Rassi, que retrata a fragilidade de homens brutos abandonados pelas mulheres que amam no sertão de Goiás, levou para a casa, também, os Kikitos de Melhor Ator Coadjuvante para o estreante em longas Rodger Rogério e de Melhor Fotografia para André Carvalheira.
A noite ainda premiou as melhores produções nas mostras de documentários nacionais e de curtas-metragens brasileiros.
Petrobras levou animações nacionais para os bairros de Gramado
As mostras paralelas do Festival de Gramado deste ano contaram com ainda mais espaço na programação. Além das seleções Infantil, Acessível e Cinema nos Bairros, a 52ª edição contou com uma mostra focada em curtas de animação.
A Mostra Infantil Petrobras levou às escolas da rede municipal seis filmes com temáticas relacionadas à sustentabilidade e meio ambiente, em sete sessões. Ao total, um público de mais de mil alunos acompanharam as exibições.
As escolas Mosés Bezzi, Nossa Senhora de Fátima, Henrique Bertoluci Sobrinho, Maximiliano Hahn, Senador Salgado Filho e Presidente Vargas receberam os títulos A Baleia Mágica, Auts e Stella, Geração Alpha, O Dia da Inauguração do Mundo, O Micronauta e O Tubarão Martelo e os Habitantes do Fundo do Mar.
A mostra foi realizada em parceria com o Ecocinema, uma produtora de filmes especializada em retratar histórias que geram consciência e mudanças positivas na sociedade.
Em Gramado, foram utilizadas unidades móveis que possuem sistema de energia solar fotovoltaica para a projeção dos filmes. Chamadas de naves solares, são um exemplo prático da utilização de energias renováveis, popularizando o seu conhecimento junto de toda a população.
As animações foram realizadas com financiamento do Programa Petrobras Cultural. Já o longa, “Pirlimps”, que também integrou a mostra, é uma realização da Globo Filmes.
Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Petrobras apresentam: 52° Festival de Cinema de Gramado. Lei de incentivo à cultura. Patrocínio: Claro e Banrisul Corretora de Seguros. Copatrocínio: TV BrasiL/EBC, Youtube, Cerveza Patagônia e BB ASSET. Apoio especial: Schweppes. Apoio: TeleCine, Kia Brasil, Hasam Group, Globo Filmes, Faixa Azul, Stemac Grupos Geradores, Bodega Dante Robino, O2 Pós, Naymovie, Johnnie Walker, Band e Bandplay. Hospedagem oficial: Laghetto. Transporte Aéreo Executivo: Helisul. Transmissão ao vivo: Canal Brasil. Mídia Partner: SBT. Apoio institucional: Fundacine RS, APTC RS, SIAV RS, ACCIRS, Assembléia Legislativa, TVE RS e Museu do Festival de Cinema de Gramado. Agente cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura Municipal de Gramado. Financiamento: IECINE, Pró-Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: GramadoTur, Ancine – agência nacional de cinema, Ministério da Cultura, Governo Federal – Brasil, União e Reconstrução.