Orquestra Sinfônica de Gramado faz “gran abertura” do Festival

A Orquestra Sinfônica de Gramado fez um concerto com temas do cinema para a abertura do 47º Festival de Cinema de Gramado. A cerimônia contou com a participação de autoridades e do público, que lotou a Rua Coberta.

A primeira manifestação do protocolo e abertura foi do coordenador do Encontro Nacional da Legenda, Fabiano Lorensi Bertoluci, que saudou a inciativa do Festival de Gramado em promover a acessibilidade promovendo sessões com legendas.

O secretário adjunto e secretário de fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania José Paulo Soares Martins disse que Gramado é referência no Brasil por investir em turismo e cultura, saudando o festival e seus 47 anos… “de proteção, defesa e crescimento do audiovisual brasileiro”.

“A indústria do audiovisual tem uma contribuição fundamental para a formação da identidade brasileira”, acrescentou.

O presidente da Gramadotur Édson Néspolo saudou os visionários que criaram o festival há 47 anos, destacando que a cada edição o evento se fortalece.

“Vivemos no Brasil um dilema, um momento em que os festivais de cinema estão sofrendo com cortes abruptos. Onde os diretores e produtores iriam mostrar os mais de 1.100 títulos que se inscreveram para o Festival de Gramado?”, questionou Néspolo, destacando o papel de Gramado na acolhida dessa produção durante 47 anos ininterruptos.

O prefeito João Alfredo de Castilhos Bertolucci, o Fedoca, deu boas vindas e saudou a todos e a mais uma edição do Festival de Gramado:

“Salve a cultura nacional e o Festival de Cinema de Gramado”, festejou.

Em seu pronunciamento antes da apresentação da orquestra, a secretária de estado de Comunicação, Tania Moreira destacou que a secretaria estadual de Cultura tem no Edital Pró-Cultura FAC do Audiovisual um aporte de R$ 6 milhões para o Fundo Setorial do Audiovisual, o que permitirá a produção de 20 projetos na área do audiovisual gaúcho. As inscrições estão abertas até 23 de setembro.

Na sequência, a secretária – que estava representando o governador do Estado Eduardo Leite – destacou que o Festival de Cinema de Gramado tomou para si a responsabilidade do setor audiovisual brasileiro, saudando a trajetória de quase cinco décadas.

“Este evento precisa ser abraçado . Celebramos nosso cinema e rumando para os 50 anos de um gigante orgulhoso de seu país e que nunca adormeceu”, disse a secretária.

Em seguida a Orquestra Sinfônica de Gramado executou se repertório com estaque para o a música “From Now On”, com o vocalista Rafael Gubert, participação do Coral Bocalis, palmas e aplausos do público para a “gran abertura” do Festiva de Cinema.

lic
APRESENTADOR
petrobras
PATROCÍNIO
Claro
banrisul
COPATROCÍNIO
tv brasil
youtube
patagonia
BB
HOSPEDAGEM OFICIAL
laghetto
TRANSMISSÃO AO VIVO
CANAL BRASIL
MEDIA PARTNER
sbt
APOIO ESPECIAL
schweppes
TRANSPORTE AÉREO EXECUTIVO
Helisul
APOIO
telecine
kia
hasam
globofilmes
faixaazul
stemac
bodegadanterobino
o2 pos
naymovie
JW
Band
band play
APOIO INSTITUCIONAL
fundacine
APTC
SIAVRS
accirs
Assembéia legislativa
TVE
museu
AGENTE CULTURAL
am
PROMOÇÃO
prefeitura
FINANCIAMENTO
iecine
PROCULTURA
REALIZAÇÃO
GRAMADOTUR
ANCINE
BRASIL

1423
AGOSTO
2Ø25