Os curtas-metragens concorrentes ao Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema – Mostra Gaúcha de Curtas, que integra a 49ª edição do Festival de Cinema de Gramado, serão exibidos em quatro programas a partir de hoje na TVE-RS, às 22h30, e estão disponíveis também pelo serviço de streaming do Globoplay, até às 23h59min do dia 21 próximo. Os 23 filmes foram divididos de acordo com as classificações indicativas.
Para o presidente do Legislativo, deputado Gabriel Souza (MDB), a premiação é um reconhecimento à produção audiovisual no Rio Grande do Sul, além de integrar uma série de ações da Casa para o fomento da arte em 2021 – eleito como ano cultural do Parlamento gaúcho. “A iniciativa da Assembleia visa contribuir com a valorização dos produtores e entusiastas do cinema do nosso estado, além de apoiar este importante setor, que movimenta uma cadeia de outros segmentos, promovendo emprego e geração de renda”, destaca o parlamentar.
O Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema – Mostra Gaúcho de Curtas é uma promoção da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, realizado há 18 anos em parceria com a Prefeitura Municipal de Gramado, firmada por meio de Termo de Acordo de Mútua Colaboração, com a interveniência da Gramadotur.
No dia 21 de agosto (sábado), às 16 horas, ocorre a cerimônia de premiação dos ganhadores do 18º Prêmio AL de Cinema – Mostra Gaúcha de Curtas 2021 direto do Palácio dos Festivais e poderá ser vista nos canais digitais do Festival de Cinema de Gramado (YouTube e Site) na TVE-RS, pela TV e pelo site, e na TV Assembleia pela TV no canal 11.2, no site, YouTube e Facebook.
A sessão de hoje exibe “Jardim das Horas”, de Matheus Piccoli, “Cacicus”, de Bruno Cabral e Gabriela Dullius, “Era uma vez… uma princesa”, de Lisiane Cohen e “Depois da meia noite”, de Mirela Kruel.
O debate com os realizadores do Programa 1 acontece amanhã, às 17h, com transmissão ao vivo na TV pela TVE-RS e na internet no YouTube e site do Festival. Os debates acontecem em parceria com a Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS) e terão mediação do crítico Marcus Melo e da jornalista Patrícia Salvatori.
Ministério do Turismo, Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul apresentam o 49º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Stella Artois e Golden Propriedades de Lazer. Copatrocínio: VERO, a maquininha do Banrisul. Exibidor Oficial: Canal Brasil. Exibidor Regional: TVE. Cia Aérea Oficial: Azul Linhas Aéreas. Receptivo Oficial: Gramado Receptivo. Apoio: Da Magrinha, Miolo, O2 Pós, Azul Viagens, Adylnet, Laghetto Hotéis, Stemac Grupos Geradores, Tecna, Planalto e Caracol Chocolates, Naymovie. Apoio institucional: Museu do Festival de Cinema de Gramado, SIAV RS, ACCIRS, APTC/ABD-RS, Fundacine, Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Agente cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento: IECINE, Pró-Cultura/RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, Pátria Amada Brasil.