O Festival de Cinema de Gramado segue despontando como o evento do município que mais gera retorno de mídia à cidade serrana. Em sua 51ª edição, os números somam R$391.595.466,60. O montante é o maior da série histórica, com início em 2012, e representa um aumento de 93% em relação ao registrado na edição anterior. Durante o evento, que ocorreu de 11 a 19 de agosto, foram computadas, de acordo com a SINOPRESS, empresa paulista especializada no monitoramento e na análise de clipagens, 4.379 matérias, englobando veículos de televisão, rádio, impressos e portais.
Segundo dados, mais de meio bilhão de pessoas foram impactadas pela mídia on-line. Nas matérias televisivas e radiofônicas, a audiência estimada foi de 283 milhões de espectadores.
Para Vera Carneiro, sócia-diretora da Pauta – Conexão e Conteúdo, responsável pela coordenação de comunicação do evento, o resultado demonstra a relevância do evento no segmento de cultura, entretenimento e turismo no país e reforça o acerto da estratégia de comunicação ampla e segmentada. “Esse resultado nos coloca frente à enorme responsabilidade que é gerir a comunicação do mais clássico e respeitado festival de cinema do país. Esse ano tivemos ainda, entre os assuntos a gerenciar, a delicada situação da morte da atriz Léa Garcia, uma das nossas homenageadas da edição. Foi mais um desafio a ser enfrentado”, diz. Para essa edição, foram credenciados mais de 200 veículos de comunicação.
A empresa foi responsável pela assessoria de imprensa, atendimento aos jornalistas, coordenação das coletivas de lançamento, gerenciamento de mídias sociais – incluindo site, Facebook, Instagram, Twitter e Tiktok -, organização dos debates e confecção de materiais publicitários.
De acordo com Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur, autarquia municipal responsável pela realização dos eventos da cidade, o resultado se deve ao trabalho em conjunto de toda a equipe por trás do evento. “Realizamos mais uma edição de sucesso. E esse retorno positivo que temos é consequência de um trabalho agregado em todas as frentes que realizam nosso festival, incluindo produção, palco e comunicação. Agora, nossos olhares se focam para a nossa Mostra Itinerante, em parceria com o Banco do Brasil, e para a 52ª edição, que ocorrerá entre os dias 9 e 17 de agosto de 2024”, diz.
Ministério da Cultura e Banco do Brasil apresentam o 51º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio Banrisul Corretora de Seguros, Copatrocinio Patagonia Cerveza e Havan. Apoio Nescafé Gold , Stemac, Telecine, Naymovie, Bodega Dante Robino, Miolo Wine Group, O2, Johnnie Walker, Tanqueray, Hasam, Kia. Exibidor Oficial: Canal Brasil. Media Partner: Grupo RBS e SBT. Hospedagem oficial: Laghetto. Operadora oficial Claro. Apoio Institucional: Museu do Festival de Cinema de Gramado, ACCIRS, APTC, SIAV-RS, Fundacine, Sociedade Recreio Gramadense, IECINE, Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Colaborador Chocolate Gramadense. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento Pró-Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização Gramadotur, Ancine – agência nacional de cinema. Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil, União e Reconstrução.