A noite da terça-feira foi de mais emoções e lembranças dos 50 anos do Festival no palco do Palácio dos Festivais com a entrega do Prêmio Gramado 50 anos, concedido para três pessoas: Ivo Czamanski, Gina O’Donnell e jornalista e crítico de cinema Hélio Nascimento (o último não pode comparecer). Todos os agraciados receberam uma placa comemorativa e o valor de R$ 10 mil.
O diretor do IECINE/RS, Zeca Brito, entregou o prêmio para o diretor de fotografia Ivo Czamanski que lembrou breves momentos da carreira e se mostrou muito agradecido ao Festival que, segundo ele, “faz parte da sua vida”.
Já Gina O’Donnell, produtora de cinema entre várias atividades, recebeu o prêmio das mãos de Aleteia Selonk, e subiu ao palco com os dois filhos e uma neta. Daquele lugar disse ver ali todos os profissionais com os quais trabalhou e que só tinha a agradecer “a todos vocês que entraram num cinema para ver um filme brasileiro”. e, encerrou a fala, dizendo “Viva o audiovisual, viva o cinema nacional, viva a cultura, viva a democracia”.
Ministério do Turismo e Claro apresentam o 50° Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio Master: Laghetto Golden Multipropriedades. Patrocínio: Tônica Antarctica. Copatrocínio: TCL, Vero – A maquininha do Banrisul. Apoio: Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Stemac Grupos Geradores, Da Magrinha, O2 Pós, Naymovie, Miolo Wine Group, Prawer Chocolates, Johnnie Walker e Tanqueray e Cristais de Gramado. Cia Aérea oficial: Azul Linhas Aéreas. Transporte Oficial: Kia. Hospedagem oficial: Laghetto Hotéis. Exibidor oficial: Canal Brasil. Exibidor regional: TVE. Apoio institucional: Museu do Festival de Cinema de Gramado, ACCIRS, APTC/ABD-RS, Fundacine, SIAV RS. Agente cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura Municipal de Gramado. Financiamento: IECINE, Pró-Cultura/RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo.