Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Petrobras apresentam

“Quando a Gente Menina Cresce” vence a Mostra Competitiva de Longas Gaúchos no 53º Festival de Cinema de Gramado

O prêmio de Melhor Curta-metragem Brasileiro foi para “FrutaFizz”, que se qualifica para o Ibershorts Award 2025, prêmio organizado pelo Festival de Málaga

Materiais e fotos / Fotos do festival

Na noite desta sexta-feira (22), o 53º Festival de Cinema de Gramado recebeu a cerimônia de premiação da Mostra SEDAC/Iecine de Longas-metragens Gaúchos e da Mostra Competitiva de Curtas-metragens Brasileiros, no Palácio dos Festivais.

O Kikito de Melhor Longa-metragem Gaúcho foi para “Quando a Gente Menina Cresce”, de Neli Mombelli, filme que também conquistou uma Menção Honrosa para o elenco feminino. O longa mostra um grupo de meninas que vive a transição da infância para adolescência em uma escola pública na periferia de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Elas têm entre 9 e 12 anos e, ao longo do ano letivo, sentem mudanças no corpo, medos, desejos e vivem a expectativa da chegada da primeira menstruação.

O prêmio de Melhor Direção foi para  Jonatas e Tiago Rubert, por “Uma em Mil”, dupla que também levou para casa o prêmio de Melhor Roteiro. O longa garantiu ainda o troféu de Melhor Montagem para Joana Bernardes e Thais Fernandes. Já o filme “Passaporte Memória”, de Decio Antunes, arrebatou os dois prêmios de atuação, para Stephane Brodt e Lara Tremouroux; “Bicho Monstro”, de Germano de Oliveira, conquistou os Kikitos de Melhor Fotografia (Bruno Polidoro) e Melhor Direção de Arte para Gabriela Burck. O longa de Bárbara Paz “Rua do Pescador n° 6” venceu os prêmios de Melhor Desenho de Som (Rodrigo Ferrante e André Tadeu), e de Melhor Trilha Musical para Renato Borghetti.

O jornalista e crítico Daniel Fernandes, a atriz e produtora Gabrielle Fleck e a produtora Keyti Souza foram os jurados responsáveis pela escolha dos vencedores da Mostra SEDAC/Iecine de Longas-metragens Gaúchos. 

Na Mostra Competitiva de Curtas-metragens Brasileiros o grande vencedor foi “FrutaFizz”, de Kauan Okuma Bueno. O curta também se qualifica para a 1ª edição do Ibershorts Award 2025, prêmio organizado pelo Festival de Málaga em colaboração com a Festhome que busca fortalecer os laços culturais entre países ibero-americanos, incluindo Portugal e excetuando a Espanha. O curta conta a história de Mauro que, durante uma brecha numa viagem de trabalho ao interior, visita a cidade que marcou sua infância, confrontando memórias distantes que parecem ganhar vida a cada esquina.

O prêmio de Melhor Direção foi para Adriana de Faria, por “Boiuna”, longa que também venceu por Melhor Atriz (Jhanyffer Santos e Naieme) e Melhor Fotografia (Thiago Pelaes). Pedro Sol Victorino ganhou o Kikito de Melhor Ator por “Jacaré”, de Victor Quintanilha. Já “Samba Infinito”, de Leonardo Martinelli, garantiu os troféus de Melhor Filme pelo Júri Popular, Melhor Montagem (Lobo Mauro) e Melhor Direção de Arte para Ananias de Caldas e Brian Thurler. O Kikito de Melhor Roteiro foi para Ítalo Rocha, por “Réquiem para Moïse”, de Caio Barretto Briso e Susanna Lira. 

O curta “As Musas”, de Rosa Fernan, venceu o prêmio de Melhor Trilha Musical, e “Jeguatá Xirê”, de Alan Alves-Brito, Ana Moura e Marcelo Freire, venceu Melhor Desenho de Som para Freire. “Aconteceu a Luz da Lua“, de Crystom Afronário, garantiu o Prêmio Especial do Júri de Melhor Curta-metragem. E “Quando Eu For Grande“, de Mano Cappu, conquistou uma Menção Honrosa de Melhor Curta-metragem. A mostra nacional de curtas-metragens foi avaliada pelo produtor Ailton Franco Jr., pela crítica de cinema Dríade Aguiar e pela atriz Polly Marinho. Doze produções de oito estados diferentes integraram a mostra competitiva. 

O Júri da Crítica, formado por profissionais integrantes da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS) e da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE), foi composto por Arthur Gadelha (CE), Cristian Verardi (RS), Ivana Silva (RS), Paulo Henrique Silva (MG) e Raquel Carneiro (SP). O Prêmio do Júri da Crítica foi para “O Mapa em que Estão Meus Pés”, de Luciano Pedro Jr. 

 

Prêmio Canal Brasil de Curtas

O júri, composto pelos jornalistas e críticos de cinema convidados pelo Canal Brasil, André Zuliani (SP), Ismaelino Pinto (PA), Lucas Salgado (RJ), Paola Burlamaqui (RJ), Raquel Carneiro (SP), escolheu o filme “Na Volta Eu Te Encontro”, de Urânia Munzanzu, para receber o Prêmio Canal Brasil de Curtas. A produção recebeu o Troféu Canal Brasil e um prêmio no valor de R$15 mil, além de ir para a grade do canal, que exibe curtas-metragens diariamente em sua programação.

 

Prêmios Iecine

Também foram entregues os Prêmios Iecine nas categorias de Legado, Inovação e Destaque, uma realização do Instituto Estadual de Cinema (Iecine). Com mais de 60 anos de sólida carreira em teatro, cinema e televisão, a atriz Araci Esteves recebeu o Prêmio Leonardo Machado. Natural de Osório, Araci ultrapassa a marca de 20 trabalhos no audiovisual gaúcho como “a grande dama do cinema que foi e continua a ser Comédia, Arena e Anahy”, conforme define a comissão formada pela jornalista Adriana Androvandi e pelos realizadores Alexandre Mattos Meirelles e Davi Pinheiro. A mesma comissão selecionou para os Prêmios Iecine: Victor Di Marco e Marcio Picoli (Inovação), pelo “olhar original sobre o universo PCD” e pela “tradução cinematográfica profunda do sentido da palavra acessibilidade”; “Um é Pouco, Dois é Bom” (Destaque), “pelo resgate de uma obra de vanguarda, de qualidade artística singular e pioneira para o cinema negro brasileiro”; e Gustavo Spolidoro (Legado), por seu “trabalho pioneiro na criação cinematográfica, na difusão das possibilidades de experimentação da linguagem e na contínua formação de novas gerações de cinéfilos e cineastas”.

 

Último dia do festival

Neste sábado (23), acontece a cerimônia de premiação da Mostra Competitiva de Longas-metragens Brasileiros e da Mostra Competitiva de Documentários. A premiação terá transmissão ao vivo no Canal Brasil, na TVE e no YouTube do Festival.

 

Lista de premiados:

Mostra SEDAC/Iecine de Longas-metragens Gaúchos 

Melhor Filme: “Quando a Gente Menina Cresce”, de Neli Mombelli

Direção: Jonatas e Tiago Rubert, por “Uma em Mil”

Ator: Stephane Brodt, por “Passaporte Memória”

Atriz: Lara Tremouroux, por “Passaporte Memória”

Roteiro: Jonatas e Tiago Rubert, por “Uma em Mil”

Fotografia: Bruno Polidoro, por “Bicho Monstro”

Direção de arte: Gabriela Burck, por “Bicho Monstro”

Montagem: Joana Bernardes e Thais Fernandes, por “Uma em Mil”

Desenho de som: Rodrigo Ferrante e André Tadeu, por “Rua do Pescador n° 6”

Trilha musical: Renato Borghetti, por “Rua do Pescador n° 6”

Menção Honrosa: para o elenco feminino de “Quando a Gente Menina Cresce”

Melhor Filme pelo Júri Popular: “Quando a Gente Menina Cresce”, de Neli Mombelli

 

Mostra Competitiva de Curtas-metragens Brasileiros

Melhor Filme: “FrutaFizz”, de Kauan Okuma Bueno

Direção: Adriana de Faria, por “Boiuna”

Ator: Pedro Sol Victorino, por “Jacaré”

Atriz: Jhanyffer Santos e Naieme, por “Boiuna”

Roteiro: Ítalo Rocha, por “Réquiem para Moïse”

Fotografia: Thiago Pelaes, por “Boiuna”

Montagem: Lobo Mauro, por “Samba Infinito”

Trilha Musical: As Musas, por “As Musas”

Direção de arte: Ananias de Caldas e Brian Thurler, por “Samba Infinito”

Desenho de som: Marcelo Freire, por “Jeguatá Xirê”

Prêmio Especial do Júri: “Aconteceu a Luz da Lua”, de Crystom Afronário

Menção Honrosa: “Quando Eu For Grande”, de Mano Cappu

Prêmio Júri da Crítica: “O Mapa em que Estão Meus Pés”, de Luciano Pedro Jr.

Prêmio Canal Brasil de Curtas: “Na Volta Eu Te Encontro”, de Urânia Munzanzu

Melhor Filme Júri Popular: “Samba Infinito”, de Leonardo Martinelli

 

Prêmio Iecine Destaque: “Um é Pouco Dois é Bom”, de Odilon Lopez (recebido por Vanessa Lopez)

Prêmio Iecine Inovação: Victor Di Marco e Marcio Picoli 

Prêmio Leonardo Machado: Araci Esteves

Prêmio Iecine Legado: Gustavo Spolidoro 

 

O 53º Festival de Cinema de Gramado é apresentado por Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Petrobras. Lei de Incentivo à Cultura. Apresentação: Petrobras. Patrocinador Máster: Gav Resorts. Patrocínio: Stella Artois Pure Gold e Banrisul Seguros. Apoio: Hasam Group, O2 Pós, Globo Filmes, Naymovie, RBT Internet, Brutal Fruit, Vinícola Miolo, Campari, Autogeradora, KIA Brasil, Cinema Paradiso e Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul. Hospedagem Oficial: Laghetto Hotéis, Resorts & Experiências. Transmissão Oficial: Canal Brasil. Parceiro sustentável: Tereos Açúcar e Energia Brasil. Midia Partner: SBT. Transporte Aéreo Executivo: Helisul. Apoio Institucional: Fundacine RS, APTC RS, SIAV RS, ACCIRS, Assembléia Legislativa, TVE RS, Museu do Festival de Cinema de Gramado, Embratur e Embaixada da França no Brasil. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento: IECINE, Pró-cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil, União e Reconstrução.

lic
APRESENTADOR
Petrobras
PATROCÍNIO MASTER
Gav
PATROCÍNIO
Stella
Banrisul
HOSPEDAGEM OFICIAL
Laghetto
TRANSMISSÃO OFICIAL
Canal Brasil
MEDIA PARTNER
SBT
PARCEIRO SUSTENTÁVEL
Tereos
TRANSPORTE AÉREO EXECUTIVO
Helisul
APOIO
Hasam
O2 Pós
Globo Filmes
Naymovie
RBT
Brutal Fruit
Miolo
Campari
KIA
Autogeradora
Cinema Paradiso
SETUR
Ancine
APOIO INSTITUCIONAL
Fundacine
APTC
Museu do Festival
SIAV
ACCIRS
Assembleia Legislativa
TVE
Embaixada da França
Cinematica
institut francais
Embratur
AGENTE CULTURAL
AM
PROMOÇÃO
Prefeitura de Gramado
FINANCIAMENTO
IECINE
Pro Cultura
REALIZAÇÃO
Gramadotur
GOVBR

13 A 23
AGOSTO
2025