Retorno de mídia espontânea do 51º Festival de Cinema de Gramado alcança quase R$400 milhões

O Festival de Cinema de Gramado segue despontando como o evento do município que mais gera retorno de mídia à cidade serrana. Em sua 51ª edição, os números somam R$391.595.466,60. O montante é o maior da série histórica, com início em 2012, e representa um aumento de 93% em relação ao registrado na edição anterior. Durante o evento, que ocorreu de 11 a 19 de agosto, foram computadas, de acordo com a SINOPRESS, empresa paulista especializada no monitoramento e na análise de clipagens, 4.379 matérias, englobando veículos de televisão, rádio, impressos e portais.

Segundo dados, mais de meio bilhão de pessoas foram impactadas pela mídia on-line. Nas matérias televisivas e radiofônicas, a audiência estimada foi de 283 milhões de espectadores.
Para Vera Carneiro, sócia-diretora da Pauta – Conexão e Conteúdo, responsável pela coordenação de comunicação do evento, o resultado demonstra a relevância do evento no segmento de cultura, entretenimento e turismo no país e reforça o acerto da estratégia de comunicação ampla e segmentada. “Esse resultado nos coloca frente à enorme responsabilidade que é gerir a comunicação do mais clássico e respeitado festival de cinema do país. Esse ano tivemos ainda, entre os assuntos a gerenciar, a delicada situação da morte da atriz Léa Garcia, uma das nossas homenageadas da edição. Foi mais um desafio a ser enfrentado”, diz. Para essa edição, foram credenciados mais de 200 veículos de comunicação.

A empresa foi responsável pela assessoria de imprensa, atendimento aos jornalistas, coordenação das coletivas de lançamento, gerenciamento de mídias sociais – incluindo site, Facebook, Instagram, Twitter e Tiktok -, organização dos debates e confecção de materiais publicitários.

De acordo com Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur, autarquia municipal responsável pela realização dos eventos da cidade, o resultado se deve ao trabalho em conjunto de toda a equipe por trás do evento. “Realizamos mais uma edição de sucesso. E esse retorno positivo que temos é consequência de um trabalho agregado em todas as frentes que realizam nosso festival, incluindo produção, palco e comunicação. Agora, nossos olhares se focam para a nossa Mostra Itinerante, em parceria com o Banco do Brasil, e para a 52ª edição, que ocorrerá entre os dias 9 e 17 de agosto de 2024”, diz.

Ministério da Cultura e Banco do Brasil apresentam o 51º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio Banrisul Corretora de Seguros, Copatrocinio Patagonia Cerveza e Havan. Apoio Nescafé Gold , Stemac, Telecine, Naymovie, Bodega Dante Robino, Miolo Wine Group, O2, Johnnie Walker, Tanqueray, Hasam, Kia. Exibidor Oficial: Canal Brasil. Media Partner: Grupo RBS e SBT. Hospedagem oficial: Laghetto. Operadora oficial Claro. Apoio Institucional: Museu do Festival de Cinema de Gramado, ACCIRS, APTC, SIAV-RS, Fundacine, Sociedade Recreio Gramadense, IECINE, Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Colaborador Chocolate Gramadense. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento Pró-Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização Gramadotur, Ancine – agência nacional de cinema. Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil, União e Reconstrução.

lic
APRESENTADOR
petrobras
PATROCÍNIO
Claro
banrisul
COPATROCÍNIO
tv brasil
youtube
patagonia
BB
HOSPEDAGEM OFICIAL
laghetto
TRANSMISSÃO AO VIVO
CANAL BRASIL
MEDIA PARTNER
sbt
APOIO ESPECIAL
schweppes
TRANSPORTE AÉREO EXECUTIVO
Helisul
APOIO
telecine
kia
hasam
globofilmes
faixaazul
stemac
bodegadanterobino
o2 pos
naymovie
JW
Band
band play
APOIO INSTITUCIONAL
fundacine
APTC
SIAVRS
accirs
Assembéia legislativa
TVE
museu
AGENTE CULTURAL
am
PROMOÇÃO
prefeitura
FINANCIAMENTO
iecine
PROCULTURA
REALIZAÇÃO
GRAMADOTUR
ANCINE
BRASIL

1423
AGOSTO
2Ø25