O diretor e roteirista Kleber Mendonça Filho e equipe caminharam pelo Tapete Vermelho para a estreia brasileira de Retratos Fantasmas, filme de abertura do Festival. O documentário é a quinta produção do cineasta e utiliza o centro da cidade do Recife como importante personagem.
Após apresentar seus últimos longas – Crítico, O Som ao Redor, Aquarius e Bacurau – em Gramado, Kleber agradeceu o convite para retornar à cidade e participar do evento fora da competição oficial, destacando que agora irá rodar o Brasil para exibir o filme em demais cidades. Conforme o próprio lembrou, esta foi a primeira vez que um documentário abriu o Festival de Cinema.
Ministério da Cultura e Banco do Brasil apresentam o 51º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio Banrisul Corretora de Seguros, Copatrocinio Patagonia Cerveza e Havan. Apoio Nescasfé Gold , Stemac, Telecine, Naymovie, Bodega Dante Robino, Miolo Wine Group, O2, Johny Walker, Tanqueray, Hasam, Kia. Exibidor Oficial: Canal Brasil. Media Partner: Grupo RBS e SBT. Hospedagem oficial: Laghetto. Operadora oficial Claro. Apoio Institucional: Museu do Festival de Cinema de Gramado, ACCIRS, APTC, SIAV-RS, Fundacine, Sociedade Recreio Gramadense, IECINE, Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Colaborador Chocolate Gramadense. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento Pró-Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização Gramadotur, Ancine – agência nacional de cinema. Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil, União e Reconstrução.