“Luis Fernando Verissimo – O Filme” foi a obra que concluiu a última noite da Mostra Competitiva de longas-metragens documentais. O trabalho de pesquisa se mostrou um desafio extenso para a diretora Luzimar Stricher, que demandou um empenho de, ao menos, três vezes na semana dedicados para escanear documentos: algo não sempre típico para a realizadora, que já produziu obras documentais em que teve acesso a somente 5 fotos.
Questionada sobre a abordagem da obra, Luzimar explicou que fez um recorte da biografia de Verissimo, pois considera que abordar a vida do autor em sua plenitude não lhe cabe. “Como psicanalista, procuro fazer as análises a partir dessa perspectiva, sendo uma forma de melhor aprofundar em determinadas facetas do Luis Fernando”.
A diretora também completou que tem a intenção com o documentário de apresentar a figura-título para estudantes, assim incentivando o desenvolvimento no interesse literário nas idades jovens.
Ministério da Cultura e Banco do Brasil apresentam o 51º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio Banrisul Corretora de Seguros, Copatrocinio Patagonia Cerveza e Havan. Apoio Nescafé Gold , Stemac, Telecine, Naymovie, Bodega Dante Robino, Miolo Wine Group, O2, Johnnie Walker, Tanqueray, Hasam, Kia. Exibidor Oficial: Canal Brasil. Media Partner: Grupo RBS e SBT. Hospedagem oficial: Laghetto. Operadora oficial Claro. Apoio Institucional: Museu do Festival de Cinema de Gramado, ACCIRS, APTC, SIAV-RS, Fundacine, Sociedade Recreio Gramadense, IECINE, Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Colaborador Chocolate Gramadense. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento Pró-Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização Gramadotur, Ancine – agência nacional de cinema. Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil, União e Reconstrução.